Olavo Sul se reúne com secretário de Serviços Urbanos
Legenda: Vereador Olavo Sul durante encontro com o secretário de Serviços Urbanos de Dourados, Romualdo Diniz
Foto: Divulgação/Assessoria
26/01/2021 12:40

O vereador Olavo Sul (MDB) se reuniu na segunda-feira (25), com o secretário municipal de Serviços Urbanos de Dourados, Romualdo Diniz para discutir sobre a execução de serviços dfe iluminação pública, tapa buracos e limpeza nos bairros e distritos de Dourados.

Segundo o secretário, a atual administração já elaborou um levantamento de todos os pedidos de serviços e melhorias na iluminação pública, somando 222 solicitações, além das demandas por troca de lâmpadas.

Neste caso, será aberto processo licitatório para a aquisição de material, tendo em vista que existem poucas unidades em estoque. Em relação à limpeza, Romualdo afirmou ao vereador Olavo que uma equipe da prefeitura está nas ruas, isso porque a dispensa de licitação ainda depende de autorização do Ministério Público Estadual.

No encontro, Olavo Sul sugeriu ao secretário a solicitação do auxílio ao Exército Brasileiro para reforçar o contingente de equipes para execução do serviço de limpeza das ruas da cidade. “O secretário nos informou que esteve reunido com o comando, mas infelizmente por alterações na lei, o Exército só pode atuar em casos de emergência ou calamidade pública”, comentou.

Outra dificuldade apresentada pelo secretário de Serviços Urbanos é a falta de maquinários e mão-de-obra especializada urgente, já que atualmente, o município conta com apenas duas roçadeiras e outras quatro que estão ‘emprestadas’.

Apesar das chuvas que atingem Dourados desde o início de janeiro, a Secretaria de Serviços Urbanos tem realizado podas de árvores que, com base num levantamento, são mais de 520 que precisam de manutenção. Há também a limpeza de canteiros e ‘bocas de lobo’. As áreas públicas estão sendo limpas em parceria com moradores e associações.

TAPA BURACOS

Por fim, o vereador Olavo Sul também foi informado que os trabalhos de tapa buracos começaram a ser feitos de forma emergencial, com intuito de amenizar o risco de acidentes e prejuízos à população.
Foi elaborado também um mapeamento das regiões mais críticas para então, dar início ao recapeamento dessas vias, criando corredores que ligaram toda a cidade.

“Ele ainda nos disse que esteve conversando com o pessoal da Agesul, que tem trabalhado no recapeamento de algumas ruas do centro de Dourados e espera, em breve, em parceria com o Governo Estadual, aumentar a área atendida”, finalizou o político, enfatizando que, como vereador, tem “buscado contribuir, mas espero que a situação possa ser resolvida mais breve possível”.