Olavo Sul questiona município sobre projetos de incentivo ao esporte
Vereador Olavo Sul destaca a importância do esporte para a comunidade
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/10/2021 10:01

O vereador Olavo Sul, do MDB, requereu da Prefeitura de Dourados, informações acerca de projetos de incentivo ao esporte no município. Requerimento neste sentido foi encaminhado ao prefeito Alan Guedes, com cópias ao secretário de Governo Henrique Sartori e à direção da Funed (Fundação de Esportes de Dourados).

No documento, Olavo Sul indaga, por exemplo, se existe projeto de escolinha de futebol direcionado aos bairros, aldeias, distritos e sitiocas; se tem projeto de incentivo à corrida de rua e, se não houver, se há planejamento para que haja esses incentivos; e quais são os planejamentos para o ano com objetivo de incentivar a comunidade à prática de atividades esportivas.

Em resposta ao vereador, a Secretaria de Governo informou que a Funed possui projetos de incentivo a diferentes modalidades esportivas, tanto individuais quanto coletivas (esportes, danças, lutas, ginástica).

De acordo com a Secretaria, há articulação com o governo estadual e a Confederação Brasileira de Futebol, para a implantação do “Projeto Gol Brasil”, que visa a prática de futebol pelas crianças da aldeia Jaguapiru”. Diz ainda que a Prefeitura oferece “Escolinha de Goleiros e Futebol de Campo”, com facilidade de acesso a todos os setores do município.

A Fundação possui o Projeto Primeiro Passo, de incentivo à prática de exercícios físicos por meio de caminhada, e consequentemente e, consta, ainda, na programação, a realização de corridas de 5, 10, 15 Km. Ainda de acordo com a Funed, pretende-se dar continuidade ao tradicional “Torneio Interdistrital de Futebol Amador”.

Olavo Sul agradeceu a “pronta resposta” e destacou a importância do esporte e do lazer na vida das pessoas, como forma de promover o bem-estar físico e ampliar laços de amizades entre os praticantes. “O esporte e o lazer são tão importantes quanto a saúde e a educação nas vidas das pessoas”, compara.