Olavo Sul pede ação do cartório eleitoral nos distritos e aldeias
Vereador Olavo Sul fez reivindicação ao cartório eleitoral de Dourados
12/04/2022 09:48

Visando facilitar a vida dos moradores da zona rural e aldeias indígenas de Dourados, o vereador Olavo Sul (MDB) está pleiteando a presença da justiça eleitoral nessas comunidades, para que os eleitores dessas localidades possam solicitar a regularização ou emissão do título de eleitor.

Em ofício ao chefe do cartório da 18ª zona eleitoral, Israel Lins Almeida, o vereador solicita que seja realizada uma ação com o objetivo de promover a regularização de títulos, bem como para que os eleitores possam retirar os seus títulos no cartório eleitoral.

Olavo Sul explica que o pedido se dá por conta de que muitos moradores da comunidade não têm locomoção para irem até o cartório eleitoral, na cidade, “uma vez que muitos deles residem em locais muito distantes e de difícil acesso, e, ainda, que muitas pessoas não têm acesso à internet ou encontram dificuldade ao usar o computador e o telefone celular”.

AGENDAMENTO

Em resposta ao vereador, o Cartório Eleitoral informou que a Central de Atendimento ao eleitor atende apenas presencialmente, por meio de agendamento. “No entanto, como a população de aldeias tem dificuldades de acesso à internet, o atendimento pode ser realizado normalmente para essa população independentemente de agendamento prévio”. Diz ainda que em situações anteriores era feito o atendimento a grupos de indígenas que iam até o Cartório Eleitoral no final da tarde (horário de reduzido movimento), em ônibus cedidos pela Prefeitura.

“Neste último mês que antecipa o fechamento do cadastro não temos previsão de atendimento em outros locais especialmente em razão da limitação de recuros humanos dos cartórios eleitorais de Dourados e pelo aumento da procura ao atendimento presencial com agendamento”, pontua a chefia do Cartório Eleitoral no ofício-resposta.

O prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022 é o dia 4 de maio.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD