Olavo Sul indaga sobre ações de combate à dengue
Vereador Olavo Sul aborda prefeitura sobre ações de combate a dengue
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
31/05/2022 10:43

O vereador Olavo Sul (MDB) está requerendo da administração municipal informações sobre as ações de combate à dengue, chikungunya e zika desempenhadas pelo poder público municipal de Dourados.

Em requerimento ao prefeito Alan Guedes (PP) e aos secretários de Governo Wellington Rocha, e de Saúde Waldno de Lucena Junior, o vereador questiona quais são as medidas adotadas pela administração pública no tocante ao combate ao Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Pergunta também se o poder público ainda não adotou medidas para o combate, se há previsão para que sejam adotadas as medidas e quais seriam essas.

Olavo indaga ainda quantos automóveis estão sendo utilizados como ‘fumacê’, neste momento e se os produtos utilizados são específicos para combater cada tipo de vetor.

Em resposta ao vereador, a prefeitura informou que nas regiões e bairros onde foi registrado maior número de notificações de casos de dengue, envolvendo suspeitas e confirmadas pela Vigilância Epidemiológica, houve a mobilização das equipes de campo mais assiduamente pelo Centro de Controle de Zoonoses. “As visitas domiciliares aumentaram, totalizando uma estimativa de 500 residências por dia. Nas proximidades de casos confirmados houve o bloqueio imediato e, ainda foi ampliada para dois veículos de fumacê, sendo um do município e outro emprestado pelo estado”, diz.

Por fim, explica que são utilizado produtos adequados para cada fase do vetor (larva e forma adulta) e que é de responsabilidade do Ministério da Saúde a aquisição de inseticidas e larvicidas para uso em saúde pública.