Olavo Sul destaca o Dia Municipal do Voluntariado
- Lei proposta pelo vereador institui o dia 28 de agosto e inclui a data no Calendário Oficial de Evento do Município –
Olavo Sul propôs e a Câmara aprovou projeto criando o Dia Municipal do Voluntariado
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/08/2022 09:46

A Câmara de Dourados aprovou, em setembro do ano passado, sancionado em seguida pelo executivo, projeto de lei do vereador Olavo Sul (MDB) instituindo o Dia Municipal do Voluntariado, a ser celebrado em 28 de agosto, passando a data a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

“O trabalho do voluntariado foi reconhecido oficialmente no ano de 1985, quando registrou-se a importância da solidariedade e do trabalho voluntário à sociedade”, lembra o vereador em sua justificativa.

O vereador pontua ainda que a pandemia trouxe vários desafios à prática do voluntariado, sendo o principal deles o afastamento ou adaptação das atividades e ações presenciais. “Por outro lado, todo mundo se reinventou, se reestruturou e trouxe a tecnologia como facilitador para que isso acontecesse”.

Olavo Sul menciona ainda que essa não é a primeira vez que o voluntariado passa por adaptações e formatos diferentes. “O que percebe-se é que não são crises, não são situações emergenciais, não são conflitos que afastam as pessoas. Quem quer fazer o bem encontra uma forma de fazer, pois o trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal, mas uma relação humana, enriquecedora e solidária. O voluntário é uma pessoa criativa e dedicada”, aponta.

Por fim, o vereador considera que “o voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com atividade maçante, monótona, triste, motivada por sentimento de culpa, visto ser uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante”.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD