Olavo Sul destaca Dia de Combate a Violência Sexual contra Criança
Vereador Olavo Sul na reunião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Foto: Valdenir Rodrigues
18/05/2021 11:31

Organizado pela Prefeitura de Dourados, com apoio da Câmara Municipal, aconteceu na manhã desta terça-feira (18), no Plenário do Legislativo, reunião pública, dentro da programação do Maio Laranja, para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O vereador Olavo Sul (MDB) participou da atividade e manifestou, mais uma vez, irrestrito apoio à luta dos organismos que combatem essa prática criminosa. “É preocupante o número de casos de que se tem notícia, todos os dias, envolvendo pessoas próximas e até familiares em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso conscientização, como forma de reforçar a luta contra este crime”, diz o vereador, destacando a importância de pais estarem atentos aos comportamentos dos filhos.

O dia 18 de maio foi determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Cerca de 500 mil casos de violência sexual ocorrem por ano no Brasil. Relatório dos Direitos Humanos publicado em 2019, revela que a cada 159 mil registros feitos pelo Disque 100, quase 87 mil estão relacionados a violações de direitos de crianças e adolescentes. A violência sexual figura em 11% das denúncias, o que corresponde a 17 mil ocorrências, somente naquele ano.