Olavo Sul defende aumento do efetivo da PM em Itahum
Vereador Olavo Sul quer reforçar segurança na região de Itahum
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
08/10/2021 10:53

O vereador Olavo Sul (MDB) está encaminhando indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ao comandante-geral da Polícia Militar de MS, coronel  Marcos Paulo Gimenez e ao secretário de Segurança Pública Antônio Carlos Videira, solicitando o aumentado do efetivo da PM no Destacamento do distrito de Itahum, que hoje conta com apenas quatro policiais para atuar em uma área de 1.589,84 km quadrados, cerca de 38% do território de Dourados, incluindo também o distrito de Picadinha.

Olavo Sul justifica que a solicitação se faz necessária, com urgência, “tendo em vista que devido à sua localização os policiais pertencentes a este destacamento, constantemente atuam individualmente, ou em apoio a outras forças no combate aos crimes típicos de fronteira, fatos já narrados pela mídia em várias oportunidades”.

“Hoje o destacamento conta somente com quatro policiais, o comandante e mais um cabo e dois soldados”, diz Olavo Sul, observando que o efetivo mínimo lotado para o funcionamento do destacamento é de sete policiais, mais o comandante, para concorrer a uma escala de 24x48.

O vereador justifica também que a área de atuação do destacamento ainda conta com dois assentamentos rurais, sendo que um faz divisa com Ponta Porã, por meio de ponte, em uma área de especial interesse para a segurança pública, devido à enorme quantidade de propriedades rurais o destacamento procura atender sempre que possível a necessidade de policiamento ostensivo nas áreas rurais, com a finalidade de evitar crimes contra o patrimônio, motivados hoje pelos custos elevados de maquinas e produtos agrícolas, além ainda do valor do gado e outros.

“A necessidade de lotar definitivamente policiais no destacamento de Itahum não é somente para cumprir a necessidade mínima de efetivo, mas para que esses policiais passem a conhecer a região e suas peculiaridades”, explica Olavo, completando que a construção do novo destacamento já foi solicitada, “uma obra moderna que conta inclusive com visor balístico em sua estrutura para segurança do policial. A antena do rádio também já está pronta, faltando ser ligada. Um investimento de cerca R$ 1.300.000,00, que logo estará à disposição da Polícia Militar, mas que necessita de efetivo. Atuando cada vez melhor em benefício da comunidade, pois o bem público será sempre o nosso objetivo final”.

Texto/Fonte: Assessoria CMD