Olavo quer transporte gratuito para indígenas universitários em Dourados
07/02/2017 07:06

O vereador Olavo Sul (PEN), que está trabalhando com afinco desde o início do ano para atender as reivindicações da população, encaminhou ofício à Prefeitura de Dourados solicitando que a Secretaria de Governo tome as providências cabíveis para solucionar a questão do transporte gratuito aos universitários indígenas de Dourados.

Mesmo com amparo legal, os indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho nunca tiveram o respaldo da LEI Nº 3.870, que "autoriza o Município de Dourados a efetuar o transporte de estudantes da zona rural e dos Distritos, matriculados no Ensino Superior e Escolas Técnicas".

A lei, segundo o vereador, garante benefícios aos acadêmicos regularmente matriculados no ensino superior, mas, os universitários indígenas continuam pagando meia passagem a empresa que realiza o transporte público e sofrendo com o péssimo atendimento.

De acordo com o universitário Thiago Aquino, o ônibus da empresa privada que atende o município só vai até a Escola Municipal Tengatui Marangatu, em horários que não atendem a comunidade e ainda sem entrar na aldeia em dias de chuvas.

"A medida está assegurada em Lei, mas não usufruímos dessa Lei. A nossa realidade é muito diferente de muitos universitários. Pagar essa passagem sendo assegurada por uma Lei não é correto e muitos acabam desistindo do ensino superior", diz Thiago.

Juntamente com o ofício, Olavo encaminhou uma lista dos universitários matriculados nas universidades. "A lei existe e precisa ser cumprida. Muitos universitários desistem de dar continuidade aos estudos devido à dificuldade financeira. Embora a maioria receba a bolsa indígena universitária, que serve tanto para custear livros, cópias e alimentação, o valor acaba não sendo suficiente e muitos. A gente sabe que muitos acabam usando o dinheiro da alimentação para custear o transporte", afirma o vereador.