Nova reunião definirá futuro de atendimento a oncologia em Dourados, diz Daniela
16/08/2017 11:30

16/08/2017 11h28 - Por: Assessoria

A vereadora e presidente da Câmara de Dourados, Daniela Hall (PSD), participou na tarde de terça-feira (15), de uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, para debater sobre a oncologia em Dourados. Na ocasião, foi questionada a situação atual dos atendimentos, que será transferido para o Hospital da Vida, assim como a demora em regularização do Hospital Cassems para atender aos pacientes.

Daniela parabenizou a iniciativa do encontro, feito pelo deputado João Grandão (PT), e frisou a necessidade de uma solução ao problema que vem afetando os pacientes que necessitam de atendimento na especialidade em Dourados. O assunto já foi amplamente debatido na Casa de Leis, onde vários dos envolvidos no caso puderam expor suas colocações e posições sobre o assunto, no entanto ainda não teve uma solução.

"A situação de Dourados é grave. Não podemos mais ficar debatendo, precisamos de uma solução e rápida. O Hospital da Vida não tem estrutura para atender as três especialidades e quem sofre com isso é a população", pontuou Daniela.

No encontro, diante das informações o grupo definiu que dentro de 15 dias uma nova reunião será realizada, com a presença do Ministério Público Estadual e Federal, bem como as secretarias municipal e estadual de saúde, para uma solução definitiva.

A preocupação da vereadora é ao término do contrato do município com o Hospital Evangélico, assim como a grave situação financeira do qual o mesmo vive, onde os atendimentos serão transferidos provisoriamente para o Hospital da Vida até que o Hospital da Cassems, ganhador da licitação, possa estar apto para receber os atendimentos em oncologia da cidade.

"A questão é que pessoas estão morrendo por conta desse debate. Na manhã de ontem, meu pai teve uma intercorrência e estive com ele no Hospital da Vida, onde pude avaliar que o local não comporta atender as três complexidades, pois ele já está sobrecarregado fisicamente e estruturalmente com a demanda do dia a dia", pontuou.

O vereador e presidente da Comissão de Higiene e Saúde, Pedro Pepa (DEM) também esteve presente na reunião e falou sobre a preocupação e a busca por solucionar o problema.

"Estamos preocupados com a situação da oncologia de Dourados. Já realizamos as diligências para conhecer as estruturas de atendimento e constatamos que elas não estão aptas, por isso pedimos que tudo seja revisto. Cabe a nós achar uma solução e resolver este caos", pontuou o vereador.

Participaram ainda da reunião o vereador Idenor Machado (PSDB) e representantes do Governo do Estado, Hospital Evangélico, Cassems, OAB (Ordem Dos Advogados do Brasil) e o presidente da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourado.

A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (15) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande / Foto: Divulgação