NOTA PÚBLICA DE APOIO AS ELEIÇÕES PARA DIRETORES (AS)
22/11/2017 07:08

22/11/2017 07h04 - Por: Assessoria

Na última sexta-feira, dia 17 de novembro, foi realizada uma reunião na Câmara de Dourados com a participação dos vereadores, diretores (as), Conselhos de diretores das Escolas Municipais, Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados – MS), Fórum Municipal de Educação e Comitê de Defesa Popular de Dourados. O Poder Executivo foi convidado a participar, mas não enviou um representante para o evento. O assunto abordado foi à meta 19, que assegura condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e a consulta pública a comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas. A sugestão deste movimento se deu devido à nossa preocupação quanto ao fim das eleições para a escolha de diretores (as). Caso o Executivo envie um projeto para acabar com a eleição, o fim desse processo é apontado por nós como um retrocesso, principalmente diante de toda importante trajetória política de construção e participação social da Conae (Conferência Nacional de Educação), como em 2010 e 2014, e da implementação dos planos de educação no país.
Reforçamos que a eleição para a direção das escolas é uma política fundamental para a garantia da qualidade da educação. Todas as discussões em torno desta pauta têm caminhado ainda no sentido de ampliar o processo democrático, como as eleições para os Ceim’s (Centros de Educação Infantil). Em vários municípios esta política tem avançado e Dourados não pode retroceder. Qualquer mudança na educação, portanto, deve ser debatida, garantida por um processo democrático e não unilateral. É preciso avançar na política educacional e também ampliar o debate, por meio de um método participativo sempre com o objetivo de aprimorar a gestão. É importante ressaltar que os processos devem ser melhorados, incentivando a participação nas decisões, que devem envolver toda comunidade escolar. Como encaminhamento, este documento aponta nossa posição: que o processo atual não deve ser suspenso, portanto, demonstra o total apoio as eleições para diretores (as).

A educação é uma luta de todos (as).

Vereadores e entidades presentes na reunião

Vereadores: Elias Ishy, Daniella Hall, Idenor Machado, Marçal Filho, Madson Valente, Pedro Pepa e Olavo Sul. Entidades: Conselhos de diretores das Escolas Municipais, Fórum Municipal de Educação, Simted e Comitê de Defesa Popular.