No Dia do Agente Funenário, Marcelo Mourão homenageia profissionais
Foto: Assessoria
27/01/2023 08:50

Profissionais que precisam atuar com muita técnica, sensibilidade e empatia, mas, nem sempre são lembrados e valorizados como deveriam. Esses são os agentes funerários, e em Dourados, desde 2015, por meio da lei nº 3.876, de autoria de Marcelo Mourão, o dia 26 de janeiro, foi instituído como o Dia Municipal do Agente Funerário no Calendário Oficial do município e, para marcar a data, o parlamentar realizou um momento de homenagens, na manhã desta quinta-feir, na Câmara Municipal.

Troca de experiências, coffe break e entrega de honrarias aconteceram na Casa de Leis. Entre os homenageados, na área há mais de 40 anos, Valdenor Apolônio Silva, conhecido como Soró, já atendeu Dourados e vários municípios da região, bem como os povos indígenas vivendo muitos enfrentamentos para atender e desenvolver o trabalho funeral nas aldeias da cidade.

Ele destacou que muitas vezes, o serviço de quem organiza todo o funeral não é notado e ações que venham valorizá-lo são muito significativas.

“Nós trabalhamos muito e ficamos apagadinhos e, hoje estou muito feliz em poder dividir esse momento com outros colegas e ter nossa história valorizada por essa ação do vereador Marcelo Mourão”, destacou.

Durante as homenagens, o vereador Marcelo Mourão recordou que a lei leva o nome de Valdecir Sampaio da Costa, que atuou por mais de duas décadas como agente funerário em Dourados e faleceu em 2015, deixando esposa e dois filhos. Antes da morte de Valdecir, Mourão falou ao mesmo que encaminharia a lei e assim o fez naquele ano.

“Reconhecer quem lida com a morte e a dor das pessoas diariamente é de grande importância e sempre apoiaremos a classe como for possível”, destacou o vereador Marcelo Mourão.