No 1 º semestre, Elias Ishy destaca luta pela Agroecologia, Educação e Saúde 
Foto: Assessoria
21/07/2021 11:16

Em 2021, o vereador Elias Ishy assumiu a presidência da Comissão de Agricultura e a vice-presidência da Educação. O trabalho foi intenso, ainda mais diante da crise sanitária em que passa o país. “Nossa intenção sempre foi a de debater as políticas públicas para criações de projeto e ações promovendo o bem-estar social”, afirma o parlamentar.

Entre as atividades do primeiro semestre, Ishy enfatizou o trabalho realizado pelo mandato na articulação da CIDAGRI (Cidade Regional Agroecológica Integrada). É um espaço de comércio justo, para produtores da agricultura familiar, economia solidária  e consumidores, que será construído no bairro Izidro Pedroso, onde já funciona a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul). 

Segundo ele, pensando na saúde e segurança alimentar, com a prova de que a união da sociedade, da Universidade e do Poder Público podem  impactar no desenvolvimento sustentável do município. Antes mesmo das eleições, Ishy assinou um compromisso com a agroecologia. A ação ganhou “sinal verde” da prefeitura, com o apoio do deputado Vander Loubet, do PT, e o projeto já está em andamento. 

Quanto à educação, Ishy cobrou providências do Governo do Estado e Federal para aquisição de vacinas para todos e todas e indicou a imunização massiva da comunidade escolar, questionou sobre as chamadas de concursos públicos e realizou uma audiência pública sobre a intervenção na UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. No debate, foram apontados os reflexos sociais e econômicos da situação na região, bem como foi cobrada pelo vereador a posição da bancada federal e o compromisso das instituições com a democracia universitária. 

Na saúde, Ishy intermediou o diálogo entre a prefeitura e servidores da Funsaud, defendendo que fosse algo permanente, assinou pedido de CPI da COVID19, entre outras ações cobrando a prefeitura sobre o combate à pandemia. Fiscalizou o cenário geral da pasta, da vacinação, de medicamentos e de materiais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital da Vida e URMI (Unidade de Regulação de Medicamentos e Insumos). 

Além de pedir que a administração emitisse mensagens públicas consistentes e oportunas, com segurança e dados reais quanto ao coronavírus, ele também solicitou apoio a quem está em quarentena, garantindo, no mínimo, alimentação para as famílias, além da suspensão do corte de energia e água. Para o município, ele também pediu a testagem em massa, a melhora e/ou aumento do atendimento da atenção básica - primária. Ishy também reivindicou investimentos do Governo do Estado no município. 

Por fim, além da CIDAGRI, o vereador também articulou a pista de caminhada ao redor do Clube Nipônico, que atenderá região do “Grande Flórida” - contemplando ainda os bairros Altos do Indaiá, Panambi Verá e Jardim das Primaveras. Ishy também foi atendido quanto às manutenções e recuperação das estradas rurais, como na Quarta Linha, Triunfo e Guassu. Todos os materiais estão disponíveis no site oficial do vereador: www.eliasishy.com.br.

Texto/Fonte: Assessoria