Na Câmara, João Machado se emociona ao receber prêmio Marçal de Souza
28/11/2017 08:05

28/11/2017 08h03 - Por: Assessoria

Ao receber o prêmio Marçal de Souza Tupã’Y, durante sessão solene desta segunda-feira (27), o homenageado desta edição, João Machado, se emocionou ao falar sobre a honraria, que, segundo ele, enaltece a memória da cultura indígena. O prêmio, de acordo com o Decreto Legislativo nº 058/1994, que o instituiu, é destinado à pessoa que tenha se destacado na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena.

O homenageado foi indicado pela vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), que destacou o trabalho desenvolvido por ele. "Estou muito feliz por você receber essa honraria e mais feliz ainda pela minha indicação concorrer ao prêmio. Parabéns pelo seu trabalho e que o prêmio sirva de incentivo e que faça despertar em todos o gosto pela pesquisa e o conhecimento", pontuou a Daniela.

Machado foi o escolhido pela comissão constituída por representantes de entidades destacadas na luta pelos direitos e contra a opressão do índio e por profissionais da imprensa local.

"Agradeço a Câmara de vereadores e a comissão, fico enaltecido. Eu tive o prazer de conhecer o Marçal de Souza, quando ainda era estudante e ele sempre pregou a união e o trabalho", disse o homenageado, emocionado.

O projeto que resultou no prêmio foi a pesquisa sobre organização e valorização de um acervo de fontes orais Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva e Terena.

A entrega da honraria foi realizada durante sessão solene na Casa de Leis (Foto: Thiago Morais)