“Multisseriar salas de aula é puro retrocesso para educação do campo”, diz Madson
26/03/2018 09:15

26/03/2018 09h12 - Por: Assessoria

O vereador Madson Valente (DEM) vem convocando pais de alunos para que, em conjunto com seu mandato, se posicionem contrários ao propósito da gestão municipal de multisseriar turmas de alunos (juntar turmas de séries diferentes, em uma sala).

Conforme Madson, este modelo é altamente prejudicial no processo de ensino, tendo o próprio MEC (Ministério da Educação) o reconhecido como deficitário, visto que alunos que estudam neste tipo de processo ficam automaticamente dispensados de fazerem as avaliações de qualidade do ensino atribuídas pelo órgão.

"Não consigo compreender qual a real intenção e preocupação sobre a importância da Educação para este governo, pois são tantos problemas. Como podem retroceder tanto, utilizar metodologias arcaicas, buscar na década de 70 uma proposta condenada pelos educadores? Multisseriar salas de aula seria coroar o descompromisso com a educação de qualidade para todos, entendo que não importa onde moram os alunos, seja no campo ou na cidade, todos merecem uma política de evolução do sistema de ensino", comentou o vereador.

"Por isso defendo que toda comunidade escolar e classe política devam advertir o governo municipal que a educação é e sempre será vista como fator de investimento e não de economicidade, que as famílias que moram em chácaras, sítios ou fazendas merecem educação de qualidade e que, por direito, precisam ser respeitadas. Por isso não concordo com esta ação do governo e me utilizarei de todos os instrumentos pra evitar que este governo proporcione mais este prejuízo para zona rural", assegurou Madson.

As escolas que serão atingidas pela determinação estão localizadas nos distritos de Panambi, Vila São Pedro, Fazenda Miya, Barreirinho e Picadinha.

"Espero sinceramente conseguir sensibilizar o governo municipal, razão pela qual me posiciono e defenderei que o governo desista do propósito de retroceder. Temos que ser firmes, temos que dar voz ao homem do campo, pois este produz e faz com que Dourados seja reconhecida nacionalmente como um dos maiores celeiros deste país, portanto mais do que justo que o município dê a contrapartida à valorosa contribuição deste setor para a sustentação econômica deste município", ressalta o vereador.

Madson acredita ainda que, enquanto vereador poderá, em conjunto com todas as comunidades escolares prejudicadas e com os demais colegas, fazer um grande debate em torno desta questão na Câmara de Dourados e através desta ação encaminhar um pedido coletivo para que o governo reveja esta pretensão.

Madson é contra as salas multisseriadas na zona rural (Foto: Thiago Morais)