Mulheres protagonizam Audiência Pública em março na Câmara de Dourados
05/03/2018 07:16

05/03/2018 07h15 - Por: Assessoria

Está em construção na Câmara de Dourados uma Audiência Pública em alusão a passagem do dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. Nesta segunda-feira (05), o movimento popular se reúne no Plenarinho, às 10h, para debater o assunto. A proposição é do vereador Elias Ishy (PT).

Segundo o parlamentar, as mulheres são vítimas de ataques, especialmente quanto à retirada de direitos, como nos casos das reformas "Trabalhista e Previdenciária". Em todo o Brasil, os movimentos aproveitam o momento para denunciar os efeitos da política do Governo Federal no aprofundamento das desigualdades de gênero.

Em 2018, as entidades que organizam o ato unificado para o dia 8, com concentração às 15h, na Praça Antônio João, onde pontuam pautas prioritárias como a luta contra a violência, a defesa da democracia e a denúncia das reformas contra as trabalhadoras. Ele lembra ainda que o Mato Grosso do Sul é o estado com a maior taxa de estupro e violência contra mulher do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo Fórum Nacional de Segurança Pública.

Em 2017 foram 27 casos feminicídios (assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero), que estão entre o registro de 18.628 casos de Violência Doméstica no ano de 2016 e 19.272 no ano passado, de acordo com informações do Relatório de Fatos por Município da Polícia Civil.

O vereador vem destacando também que as mulheres precisam de mais lugares na política e ocupar espaços como a Casa de Leis, sendo protagonistas na história, como na do município. O movimento, inclusive, está convocando a todas as douradenses para participarem da sessão de hoje, quando irá ocupar a Tribuna Livre, às 18h30, na Câmara.

Elias Ishy propôs a audiência em alusão ao Dia de Luta das Mulheres / Foto: Thiago Morais