MS é o 2° em casos de Câncer de Mama no Centro-Oeste, alerta Daniela
02/10/2017 08:40

02/10/2017 08h35 - Por: Assessoria

Com taxa de 65,23 casos a cada 100 mil habitantes, o Estado de Mato Grosso do Sul é o segundo do Centro-Oeste em incidência de câncer de mama, alerta a vereadora Daniela Hall (PSD) com base nos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca-2016). No ranking nacional o Estado aparece em 6° com 820 novos casos previstos por ano. Com o objetivo de diminuir esses índices, a vereadora mobiliza Dourados para participar do Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção a doença, mas também alerta que é preciso atendimento de qualidade no serviço público.

Para Daniela, é fundamental que o poder público ofereça alternativas para que a população possa prevenir e tratar o câncer, não só o de mama, mas de todos os tipos. "Não adianta só levar informações sobre a doença, se quando a paciente procura ajuda não encontra na rede pública, ou ele é precário, como estamos hoje com a crise da Oncologia que se instalou em Dourados. A Prefeitura precisa fazer a lição de casa e garantir que toda a rede esteja funcionando adequadamente. Por isso, além de propor ideias, fazer as intervenções necessárias, também estarei vigilante sobre os serviços oferecidos em nossa cidade", destaca.

Daniela Hall destaca por exemplo, que no próximo dia 26 fará na Câmara uma audiência pública para tratar sobre a crise no setor de oncologia em Dourados. "Hoje nossos pacientes de câncer estão em situação delicada, sendo enviados para Campo Grande e longe de suas famílias. Isso quando não vão para o Hospital da Vida, que não é referência para esse tipo de atendimento. Isso aconteceu porque a Prefeitura abriu uma licitação em que o hospital vencedor tem o prazo de 6 meses para se habilitar. Acontece que o paciente não tem seis meses para ficar esperando. Por isso nossa audiência vai tratar do tema para que possamos indicar, junto com especialistas, uma nova alternativa para a Prefeitura tratar nossos pacientes", explica.

A parlamentar acrescenta ainda sobre a importância das pacientes encontrarem na rede pública médicos comprometidos, exames de última geração para mamografia e ultrassom, por exemplo, agilidade na entrega de resultados de procedimentos como a punção mamária para identificar nódulos, entre outros. "É direito do cidadão ser bem atendido e as mulheres precisam ir atrás desse direito e fazer sua tarefa na prevenção e tratamento da doença. Como única mulher na Câmara Municipal, não poderia deixar de alertar a população feminina sobre esse que é o tipo de câncer, que mais mata mulheres no Brasil e no mundo depois do câncer de pele não melanoma. A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento", complementa a vereadora.

Conforme Daniela, para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, a partir dos 40 anos, façam a mamografia uma vez ao ano, conforme recomenda a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mortes em MS

Em MS, somente no primeiro semestre de 2017, foram registrados 37 óbitos por câncer de mama. Durante todo o ano anterior (2016), 86 mulheres faleceram. A maior incidência de óbitos está na faixa etária de mulheres com mais de 65 anos (31 casos), o que representa cerca de 40% do total de mortes, seguido de 45 a 55 anos (22 casos); 55 a 64 (19 casos); 25 a 44 (10 casos); 25 a 34 (4 casos), totalizando 86 mortes. No Brasil, o Inca estimou mais de 57 mil novos casos de câncer de mama feminina em 2016, segundo dados do Inca. Esse número equivale a 28% de todos os casos de câncer em mulheres estimados para este ano.

Dourados

Em Dourados, foram atendidos 241 casos de câncer de mama em 2015, sendo 53 novos. Os dados são de uma estatística feita pelo Hospital do Câncer de Dourados, com base nos atendimentos realizados entre pacientes que estão em tratamento. O número inclui 34 municípios da região.


Vereadora Daniela mobiliza mulheres para o Outubro Rosa / Foto: Divulgação

Texto/Fonte: