Mauricio pede tarifa zero no transporte coletivo de Dourados
Vereador Mauricio Lemes, vice-presidente da Câmara de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
07/11/2023 11:24

O vereador Mauricio Lemes (PSB), vice-presidente da Câmara de Dourados, está solicitando, em indicação endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP), que da administração municipal proceda estudos visando à implantação da tarifa zero nos ônibus do transporte coletivo em Dourados.

Mauricio explica que esta seria uma iniciativa que iria proporcionar o acesso gratuito aos serviços de transporte público, “trazendo diversos benefícios, como a redução do tráfego de veículos particulares, melhor qualidade do ar e mais acessibilidade para pessoas de baixa renda”.

O vereador lembra que a ‘tarifa zero’ é debatida há pelo menos 30 anos e já foi adotada por dezenas de municípios no mundo. No Brasil, o maior porta-voz dessa ideia é o engenheiro Lúcio Gregori, criador de uma proposta para a cidade de São Paulo, na década de 1990, e a experiência foi o principal laboratório para a política, que hoje serve de inspiração para diferentes locais do País.

De acordo com dados de abril de 2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), 74 cidades do país possuem tarifa zero no transporte público. Somadas, essas cidades reúnem 3,8 milhões de habitantes.

Ainda de acordo com a NTU, em 67 dessas cidades, a tarifa zero abrange todo o sistema durante todos os dias. Apenas em três, a tarifa zero acontece somente em dias específicos da semana. A entidade revela que, entre essas cidades, seis delas possuem população acima de 200 mil habitantes.

“A tarifa zero torna o transporte público mais acessível para todos os cidadãos, independentemente de sua situação financeira. Tirando esse custo direto do bolso da população, as pessoas ficam com mais recursos financeiros que podem ser utilizados em outras necessidades básicas”, pontua o Mauricio.

OUTROS

Mauricio Lemes também indicou à Prefeitura de Dourados que seja providenciada a manutenção das pontes de madeira do Parque Ambiental Antenor Martins, localizado no Jardim Flórida, para garantir a segurança dos visitantes. “Nos finais de semana, o espaço é utilizado por famílias para passeio e momentos de lazer e as pontes estão deterioradas”, alerta.

Solicitou, ainda, que a prefeitura execute serviços de tapa-buracos em toda a extensão da Rua Independência, no bairro Jardim Itália, e que a Agetran (Agência de Transportes e Trânsito) providencie a pintura em todos os redutores de velocidades do tipo quebra-molas existentes na mesma rua.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD