Mauricio Lemes deixa bons projetos e boa herança política para Dourados
15/12/2016 07:43

Vereador é autor de legislações conhecidas como "Casa para quem precisa, Food Trucks e Pancadão"

O vereador Mauricio Lemes (PSB) termina o mandato na Câmara em 2016. Apesar disso, ele se considera um homem que foi agraciado com a missão de representar os douradenses e vitorioso pelo dever cumprido com a história do município, na certeza de que deixou bons projetos e uma boa herança política para Dourados. "Deixei ações para os próximos gestores em benefício à população", garante.

O parlamentar fez um balanço positivo do ano, demonstrando a transparência de seus atos ainda com a prestação de contas do tempo dedicados ao trabalho na Casa de Leis. Segundo ele, mais de quatro mil atendimentos diretos a população e mais de 400 indicações somente no setor de infraestrutura. Como resultado da dedicação, Mauricio esteve entre os mais bem votados nas eleições desse ano, mas ficou como suplente devido ao quociente eleitoral. "É apenas uma demonstração de um sistema injusto de votos proporcionais", define ele.

Entre os destaques da missão, o vereador é autor da Lei "precisa Casa para quem", que tornou mais rigoroso os sorteios de moradias populares, beneficiando os idosos. Pensando na adequação pública do setor, foi idealizador do Geo Portal, uma ferramenta que facilita as atividades de corretores.

Também implantou a conhecida "Lei do Pancadão", sobre o controle da emissão de sons urbanos e a proteção do sossego público, que diminuiu, consideravelmente, os atendimentos da polícia. Um projeto visionário, à frente até mesmo do órgão máximo normativo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Igualmente é o idealizador do "Fundo Municipal de Segurança Pública", que visa financiar a modernização da Guarda Municipal (GM).

A Lei dos Food Trucks, que são os veículos automotores que realizam comercialização de alimentos em vias e áreas públicas – comida sobre rodas – também foi implantada por uma ação do Mauricio. Para o comércio, foi promotor da medida que autorizam comerciantes utilizem as calçadas com mesas e cadeiras. Em defesa do consumidor, foi ainda o único vereador a participar da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Telefonia, trabalhando pela melhoria do sinal móvel em todo o Estado.

O parlamentar elaborou a medida que evita a contaminação do solo, logo da água, por Necrochorumes (derivado da decomposição de cadáveres) nos cemitérios. Assim como assegurou emendas no orçamento para construção de Postos de Saúde no Harrison Figueiredo II, Parque das Nações II, Parque Alvorada e Jardim Piratininga. Solicitou projetos de academias ao ar livre. O Distrito de Panambi e os bairros BNH I Plano, o Izidro Pedroso e Jardim Itália (Praça Paraguaia) foram contemplados. Ainda, foi atendido com uma viatura para o Corpo de Bombeiros, equipamentos para análises clínicas e ampliação do Hospital da Vida.

Maurício Lemes é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal (Foto – Thiago Morais/CMD)