Marinisa Mizoguchi cobra Estado e Município construções de escolas e ceims nas aldeias de Dourados
27/05/2019 11:14

27/05/2019 11h06 - Por: Assessoria

*A vereadora diz que a ampliação de vagas tanto no ensino fundamental, quanto no médio é uma demanda antiga da comunidade indígena *

Desde que foi secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi (PSB) tenta implantar Ceims (Centros de Educação Infantil) dentro da Reserva Indígena de Dourados. O projeto foi solicitado junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no final da gestão dela como secretária, sendo uma na aldeia Bororó e outra na Jaguapiru.

"Esses Ceim`s darão condições para as mães índias poderem trabalhar e ainda irá cumprir o Plano Municipal de Educação, já que atualmente não existe nenhuma unidade dessas dentro das aldeias. O projeto vem de encontro com uma demanda antiga da comunidade indígena de Dourados", explica a vereadora.

Marinisa lembra que na época havia solicitado também a construção de três novas salas de aula na Escola Municipal Tengatuí Marangatu.

"Essa é a maior escola do município, dentro da Reserva Indígena e serve de ponto de apoio para cursos de formação continuada e uma série de eventos. As salas vão possibilitar ainda aumentar o número de alunos atendidos na unidade de ensino", salienta.

A vereadora também apresentou demandas ao Governo do Estado para a construção de mais duas escolas estaduais dentro das aldeias de Dourados.

"Atualmente temos sete escolas municipais e apenas uma estadual. A demanda tanto para ensino fundamental quanto médio ainda é muito grande e as vagas precisam ser ampliadas com urgência, na Reserva", declara.

Marinisa diz que a proposta prevê uma unidade com ensino fundamental na aldeia Jaguapiru e outra com ensino fundamental e médio para a aldeia Bororó.

"Agora como vereadora cabe a mim apenas cobrar a continuidade desses projetos que fazem parte de demandas antigas da comunidade indígena", conclui a parlamentar.

Marinisa durante reunião para atender demandas dos indígenas na educação (Foto: Assessoria)