Márcio Pudim solicita pátio público para ‘abrigar’ veículos pesados às margens da BR-163
Vereador Márcio Pudim (DEM)
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
10/03/2021 10:27

Durante sessão ordinária na segunda-feira (8), o vereador Márcio Pudim (DEM) apresentou indicação endereçada ao Poder Executivo, solicitando a construção de um estacionamento para veículos pesados (carretas e caminhões) às margens da BR-163, em Dourados. O espaço seria destinado aos veículos que atuam no transporte de insumos e produtos agrícolas durante os períodos de cultivo e plantio.

“Um levantamento rápido que fizemos, identificamos aproximadamente 100 veículos pesados nos distritos de Dourados. É fato que a legislação exige que esses proprietários, ao pagar o alvará, uma vez que são placas vermelhas (aluguel), devem abrigá-los num pátio específico, não os deixando em via pública”, afirmou o parlamentar.

O democrata mencionou o emplacamento e o recolhimento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), alegando que muitos trabalhadores optam em fazer esses processos nos municípios onde não há a exigência de comprovar local específico para guardar o veículo.

“Não podemos deixar de mencionar a questão do emplacamento e consequentemente do recolhimento do IPVA, pois a grande maioria dos autônomos opta em fazer o emplacamento nas cidades onde não há a exigência de comprovar local para guardar o veículo e assim, esses municípios, acabam por receber 50% do valor do IPVA, entretanto, o pátio público seria um incentivo ao caminhoneiro para que este faça o emplacamento em Dourados, pagando os impostos ao nosso município”, justificou.

Márcio também citou a segurança no trânsito, já que, segundo ele, caso seja implantado o estacionamento, “havia diminuição considerável de veículos pesados estacionados nas laterais da BR-163”.

A perturbação foi outro ponto de argumento usado pelo vereador, alegando que a rotina de trabalho desses motoristas é diferenciada da maioria dos brasileiros, já que muitos trafegam à noite e durante a madrugada.

“Uma vez instalado um pátio público, ele também irá beneficiar os usuários da via que poderá usá-lo para abrigar seus veículos pessoais, se assim precisarem por motivos de trabalho ou outra eventual necessidade, e, teremos ainda, a possibilidade de ofertar outros serviços como borracharia, auto elétrica, lava rápido, entre outros”, finalizou.