Márcio Pudim solicita informações sobre arenas esportivas do programa “MS Bom de Bola”
Vereador Marcio Pudim reclama da morosidade da Prefeitura em execução de serviço para construção de arenas
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/01/2023 09:24

Passados cinco meses do pedido de informações que o vereador Márcio Pudim (PSDB) fez à Prefeitura de Dourados, juntamente com o colega Jânio Miguel (PTB), sobre a construção de arenas esportivas do programa “MS Bom de Bola”, do governo do Estado, a situação continua a mesma, muito embora a administração municipal tenha respondido que o preparo da área para início das obras estava em fase de finalização.

Marcio Pudim lembra que, em agosto de 2022, fez requerimento endereçado ao executivo municipal pedindo informações e, agora, cinco meses depois da resposta, “verificamos que o poder executivo não conseguiu completar sequer a base para a instalação de uma dessas quadras”, prevista para ser construída na área do Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão. “Inclusive, a preparação do terreno é parte obrigatória a ser cumprida pelo município”, observa o vereador.

“Apesar da afirmação do executivo, de que o preparo da área estava em fase de finalização, verificamos durante visita ao local que temos somente terra esparramada e o mato tomando conta. Este é o novo conceito de obra em fase de finalização adotado pela Prefeitura de Dourados”, lamenta Marcio Pudim.

O programa “MS Bom de Bola” é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), visando o incentivo à prática de esportes nos municípios, por meio da destinação de recursos para construção de quadras e arenas esportivas. No total, o programa prevê a construção de 112 arenas esportivas, distribuídas pelos 79 municípios do Estado.

Para Dourados foram anunciadas seis arenas esportivas e, de acordo com a Prefeitura, quatro arenas esportivas estavam em processo de licitação e duas arenas já se encontravam em fase de finalização, conforme resposta obtida pelo vereador.

As praças esportivas são feitas com grama sintética, nos moldes dos estádios Allianz Parque (São Paulo) e Arena da Baixada (Curitiba), e servem para a prática de futebol society e basquete 3x3, sendo dois módulos de estrutura. A arena módulo I conta com o campo de society e uma quadra de basquete 3x3 anexada. Já na arena módulo II, há somente o espaço de society. Os dois modelos contam com arquibancada e luz de led.

Na parceria do “MS Bom de Bola”, o Governo do Estado paga as arenas e as prefeituras preparam os terrenos para a instalação, com terraplanagem, concreto e pontos de energia.