Marcio Pudim propõe tirar sobrecarga de coordenadores que acumulam cargos em CEIM’s
Marcio Pudim apresentou proposta que visa tirar sobrecarga de profissionais da educação municipal
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/08/2022 16:41

O vereador Márcio Pudim (PSDB) apresentou, em requerimento direcionado ao Executivo Municipal, a possibilidade de divisão das funções de diretor e coordenador pedagógico nos CEIM’s (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados.

A proposta foi apresentada na 28ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (29). Os coordenadores de CEIM’s atualmente acumulam os dois cargos, de modo que exercem as funções de chefe administrativo e chefe pedagógico nas instituições. Entretanto, nas escolas municipais, estes ofícios são ocupados por profissionais distintos e as escolas possuem os dois cargos, de diretor e de coordenador, em separado.

A proposta aponta que a divisão dos cargos vai estabelecer uma distribuição mais eficiente de atividades, para que o profissional realize as atividades de sua especialidade. Este ponto também é defendido por representantes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), considerando as percepções e desafios dos profissionais que atuam nos CEIM’s e na educação municipal de modo geral.

“Hoje um coordenador de CEIM acumula várias funções. É gestor, diretor, e coordenador pedagógico. Ele não pode se ausentar do local. Nas escolas há um coordenador e um diretor e cada um atua em sua respectiva área, porém nos CEIM’s isso não existe, sendo o coordenador responsável por fazer todas as funções. Com a criação da divisão dos cargos, certamente a qualidade dos serviços nos CEIM’s serão elevadas. É um cargo de vital importância no desenvolvimento de uma educação de vanguarda, que este município pode realizar”, destacou Pudim durante a sessão.

A apresentação da matéria recebeu apoio imediato de parlamentares presentes, como do vereador Elias Ishy (PT). “Realmente essa questão que o senhor apresenta é uma questão antiga. Hoje o coordenador é tudo e tem que exercer a parte administrativa e pedagógica, sobrecarregando o profissional. Acho que essa questão deve ser tratada pelo Legislativo e Executivo, visto que a necessidade de se criar um cargo incorreria na criação de despesas e isto é uma atribuição própria do Executivo. Mas, é um assunto pertinente e creio que será um avanço importante para nossa cidade”, apontou Ishy.