Marcio Pudim pede prioridade na cobertura de pontos de ônibus
- Vereador constata que apenas 36% dos pontos de embarque e desembarque de passageiros do município contam com a melhoria -  
Vereador Márcio Pudim pede prioridade na construção de abrigos nos pontos de ônibus
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
23/11/2022 08:58


 

Ao constatar que apenas 36 por cento dos pontos de ônibus urbanos de Dourados contam com a devida cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva, o vereador Márcio Pudim (PSDB) encaminhou requerimento ao executivo municipal solicitando informações a respeito e cobrando solução para a precariedade das instalações físicas de pontos de embarque e desembarque de passageiros.

O vereador revela que, conforme resposta obtida junto à Prefeitura a seus questionamentos, o município conta com um total de 517 pontos, sendo que apenas 188 deles são cobertos. “Com base nisso, constata-se que o número de pontos de ônibus cobertos em nosso município é considerado baixo, equivalendo-se a apenas 36% do total. Ou seja, 64% dos pontos de embarque e desembarque são desprovidos de alguma cobertura”, observa.

Marcio Pudim pondera que a cobertura nos pontos é uma necessidade premente, pois, em tese, evitaria que as pessoas fiquem expostas ao sol ou a chuva enquanto esperam ônibus. “Como está hoje, constata-se que grande parcela dos usuários desses terminais de embarque e desembarque está desassistida de uma condição mínima de abrigo. É preciso providências”, cobrou o vereador.

 

PRIORIDADE

Por outro lado, buscando propor melhorias na oferta desse serviço público essencial, também por meio de requerimento, o vereador Márcio Pudim solicitou informações sobre os projetos que terão prioridade inicial de execução com investimentos advindos do empréstimo junto ao Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata) e recebeu da Secretaria de Governo a informação de que dentro do pacote de obras prioritárias no Programa Desenvolve Dourados, do executivo municipal, em conjunto com a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), estão inseridas as requalificações de determinadas avenidas da cidade.

“Sendo assim, fizemos o propositura de uma indicação para que dentre as obras a serem executadas com recursos advindos do Fonplata, que todos os pontos de ônibus existentes nessas avenidas sejam cobertos, em condições de garantir o mínimo de abrigo aos usuários do transporte coletivo em nosso município”, menciona Pudim, destacando que a importância e qualidade dos pontos de ônibus é condição atestada pela organização internacional World Resources Institute (WRI), que mantém o Grupo de Benchmarking Qualiônibus, com representantes de órgãos de transporte coletivo de diversas cidades do Brasil.

“Os especialistas do instituto analisam que os abrigos são o primeiro contato dos usuários com o sistema de transporte público, podendo influenciar positiva ou negativamente toda a experiência de viagem, conforme matéria publicada pela organização”, finaliza o vereador, afirmando ainda que “o serviço de transporte coletivo não é somente o transporte pelo transporte, mas que todos os serviços e equipamentos exigidos e disponíveis para a execução desse serviço público tenha condições mínimas de segurança e comodidade aos seus usuários”.

 

Texto/Fonte: Assessoria