Márcio Pudim evidencia falta de cestas básicas e ‘kits natalidade’ em Cras de Dourados
Vereador Marcio Pudim cobra providências do município
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
23/08/2022 11:50

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 22, o vereador Márcio Pudim (PSDB) expôs um problema que vem ocorrendo no Município, a falta de cestas básicas e “kit’s natalidade”, que antes eram ofertados pelos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Dourados e que agora não ocorre mais de maneira satisfatória.

As cestas básicas visam garantir às famílias carentes o mínimo necessário para que tenham dignidade em sua mesa. Já os “kit’s natalidade” são parte do projeto “Cuidar e Gestar”, desenvolvido pelo Município por meio da Secretária de Assistência Social e que visa garantir os materiais básicos para os cuidados com recém nascidos, em cumprimento da Lei Federal n. 8.742, art. 22 - Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

“Esta problemática que se prorroga no tempo existe e precisa ser enfrentada e solucionada; inclusive, é um desafio para os gestores públicos garantir o cumprimento das legislações que tratam do tema, de forma que sejam ofertados os itens acima referidos, pois é de extrema importância a manutenção desta oferta às pessoas carentes”, pontuou o vereador.

Além de expor a situação, Márcio Pudim propôs requerimento ao chefe do Executivo Municipal questionando sobre quais são as medidas tomadas visando à solução desta demanda. “Acredito que essa seja uma questão muito pertinente, necessária e urgente, haja vista que muitos de nós somos contatados para auxiliar na alimentação. Nós temos oitos Cras no município e, dos que visitei, todos relataram a falta do kit natalidade há anos e a falta de cestas básicas” contou o vereador.

Márcio Pudim mencionou ainda projetos apresentados, para melhorar orçamento e utilizar fundos de possíveis superávits. “Acreditamos que o poder municipal vai se sensibilizar, porque se a fome não sensibilizar, o que vai? Espero agora que o prefeito Alan Guedes tenha essa percepção, tenha sensibilidade com essa situação vivenciada pelas pessoas carentes do nosso município, reconhecendo essa problemática e determinando o início dos serviços para correção definitiva desta demanda, que há muito é conhecida pela população douradense”, ponderou o vereador do PSDB.