Marcio Pudim cobra mais vagas para estacionamento e questiona rebaixamento de guias
- Vereador aponta problemas e prejuízos que a insuficiência de vagas acarretam na área comercial de Dourados -
Vereador Marcio Pudim condena rebaixamento indevido de guias na área comercial de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
02/06/2023 10:24

“A falta de vagas de estacionamento nas ruas centrais de Dourados vem se tornado um problema cada vez mais preocupante e o rebaixamento indevido das guias públicas por parte de empresas privadas contribui para piorar ainda mais a situação, gerando consequências negativas para a mobilidade urbana e a segurança viária”. O alerta foi feito esta semana, durante a 17ª sessão da Câmara, pelo vereador Marcio Pudim (PSDB), que requereu da administração municipal, informações sobre legislação no que diz respeito ao rebaixamento de guias.

Marcio Pudim reconhece que Dourados não está imune à realidade nacional no que diz respeito à insuficiência de vagas de estacionamentos nas grandes cidades, especialmente na área comerciais, no entanto, questiona o governo municipal sobre o rebaixamento indevido das guias públicas por empresas privadas.

“Essa prática, muitas vezes ilegal, compromete a segurança viária e a acessibilidade de pedestres, além de causar danos à infraestrutura urbana”, observa o vereador, acrescentando que a escassez de vagas de estacionamento implica em diversos transtornos para os cidadãos. “O tempo gasto em busca de uma vaga disponível pode levar à perda de compromisso, além de aumentar o congestionamento nas vias, elevando a emissão de poluentes atmosféricos e o risco de acidentes. Além disso, os prejuízos econômicos são significativos, pois a falta de estacionamento adequado pode afetar diretamente os negócios locais, desencorajando consumidores a frequentarem estabelecimentos comerciais”, acrescenta.

Diante disto, Márcio Pudim requer que seja enviado expediente ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Rocha de Lima, solicitando informações a respeito das guias do município. Indaga, por exemplo, qual é a legislação municipal que dispõe sobre as guias do município; e quais as regras e critérios estabelecidos pela prefeitura para o rebaixamento das guias em vias públicas.

Quer saber também se existe algum órgão ou departamento específico da prefeitura responsável por lidar com às questões relacionadas as guias; quais são as restrições ou limitações estabelecidas para o rebaixamento das guias em áreas específicas, como zonas residenciais e comerciais e se, caso alguém faça um rebaixamento da guia sem seguir as diretrizes apropriadas, quais são as medidas que a prefeitura pode tomar em relação a esta infração.

O vereador também tem questionado a empresa responsável pelo estacionamento rotativo pago na cidade, principalmente no que diz respeito às vagas e, também, à manutenção destes espaços, muitos deles deteriorados, sem pintura, com guias quebradas, poças d’água e outras situações que acabaram prejudicando os usuários do sistema.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD