Marcio Pudim cobra coleta seletiva nos distritos
Vereador Márcio Pudim quer coleta seletiva de lixo nos distritos
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
12/07/2022 10:11

Requerer ações específicas na proteção e melhoramento do meio ambiente foi umas das pautas do vereador Márcio Pudim (PSDB) em requerimento encaminhado à prefeitura de Dourados, antes do início do recesso parlamentar da Câmara Municipal. Desde que assumiu uma cadeira no legislativo, Pudim tem buscado sensibilizar o executivo da necessidade de se criar ecopontos nos distritos de Dourados. “Uma luta que não finda, ante a inércia do executivo em atender essa importante e aguardada reivindicação dos moradores dos distritos”, menciona.

Concomitante à luta de criar os ecopontos nos distritos, Márcio Pudim agora solicita que os distritos tenham a tão sonhada coleta seletiva. “Temos uma empresa terceirizada que além de prestar o serviço de coleta e remoção resíduos sólidos no município, possui ainda atribuições contratuais de gerenciar os ecopontos inexistente nos distritos, além da obrigatoriedade de ofertar a coleta seletiva, mas antes de iniciar esse serviço é fundamental um trabalho de sensibilização, estimulando a participação comunitária via Educação Ambiental”, pontua Marcio Pudim.

Para o vereador, é imprescindível o “start” por parte do prefeito Alan Guedes para que este importante serviço público seja iniciado nos distritos. “Ademais, chegou aos contribuintes dos distritos a Taxa de Coleta e Remoção de Resíduos Sólidos (TCRS) e o valor cobrado não é baixo. No entanto, nada de novo, de melhor, referente a coleta do lixo foi ofertado aos contribuintes, sendo que a coleta seletiva, ora solicitada por nós representa um incremento na oferta e na qualidade do serviço prestado pela empresa Financial, além de representar uma ação mais efetiva do executivo na oferta de serviços aos moradores dos distritos douradenses”, menciona Pudim.

“Estamos fazendo a nossa parte, que é legislar, fiscalizar e, claro, cobrar melhorias. Espero agora que o prefeito tenha essa percepção e ordene o início dos serviços de coleta seletiva nos distritos que, somando sua população, possui um número considerável de consumidores que produzem lixo e, grande parte desse lixo, certamente, pode ser reciclado”, finaliza o vereador Márcio Pudim.