Marcelo Mourão se une a escola por maior atenção e estrutura para alunos especiais
Marcelo Mourão (à esquerda na foto) se reuniu com diretor da Escola Rosa Câmara e mãe de aluno
16/02/2022 16:32

Na busca por maior atenção e por mecanismos que possam proporcionar melhor condição de atendimento a alunos especiais em Dourados, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) esteve em visita à Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara.

Junto com o diretor da unidade de ensino, Marcio Marques Rosa, do arquiteto Leonardo Dias Martins e da mãe de aluno Isabelle Oliveira, o vereador discutiu sobre a construção da SRM (Sala de Recursos Multifuncional).

Mourão foi informado de que até ao ano passado, um grupo de 22 alunos de 6 a 14 anos era atendido na escola. Para este ano letivo de 2022, até dia 22 de fevereiro, 45 alunos com necessidades especiais já estariam matriculados.

A sala que era utilizada nesse atendimento especializado foi um depósito anteriormente e tem apenas 10 metros quadrados. O projeto é para um espaço ampliado de 49 m² com mobiliário e banheiro adaptado. Alunos cadeirantes, com deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção, dislexia, discalculia e autismo utilizam a estrutura da SRM.

Isabelle contou na reunião que as crianças ficam na sala quando não estão em horário de aula. “Esse trabalho é fundamental porque as habilidades escolares e sociais podem ser treinadas de forma lúdica num ambiente preparado e adaptado para eles”.

Ela é mãe do Matheus, uma criança autista com seis anos de idade. Para Isabelle é fundamental a busca por mecanismos que possam auxiliar na melhoria da vida de crianças especiais dentro de suas respectivas necessidades no ambiente escolar.

“Não são todos os políticos que tem esse olhar, mas como sempre, quando ele [Marcelo Mourão] pega uma causa, vai até o fim. Essa é umas das razões para acreditar que poderemos construir uma sociedade melhor, cuidando do nosso bem mais precioso: os nossos filhos”, disse ela.

Mourão reforçou seu compromisso de mandato com a educação de Dourados. “O Rosa Câmara faz parte da minha vida, vou trabalhar e vou encarar esse projeto como uma das missões mais importantes para esse ano de 2022”, afirmou o vereador.

As salas de recursos multifuncionais foram implantadas através do decreto federal nº 7.611, de 2011, que prevê os espaços com “ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para oferta do atendimento educacional especializado”. O objetivo é atender ao mesmo tempo alunos com diversos tipos de deficiência, permitindo um olhar singular para cada um deles.