Marcelo Mourão propõe melhorias para atendimento nas UBS e valorização de servidores
04/07/2019 08:17

04/07/2019 08h15 - Por: Assessoria

O vereador Marcelo Mourão (PRP) defendeu a criação de um Selo Municipal da Saúde com o objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Dourados.

Na tribuna da Câmara, segunda-feira (1), ele falou das visitas que fez a postos de diversos bairros, constatando uma grande discrepância no gerenciamento de uma unidade para outra.

"Você encontra servidor de todo jeito — educado, simpático — e tem aquele servidor que ainda não entendeu que as coisas no país estão mudando […] e mudando para melhor. Quando eu fui na Unidade Básica de Saúde do Cachoeirinha, eu soube da história de uma mulher que decidiu pagar o preço de ousar fazer as mudanças. Pegou aquele ‘Big Brother’ da equipe X que não conversava com a equipe Y e começou a fazer as transformações. Começou a conversar, unir as pessoas, cadastrou a Unidade no programa chamado PMAQ do Governo Federal, em que 50% do que o programa manda você investe na unidade e 50% você compartilha com os servidores, que têm um ‘plus’ no seu ordenado. Mesmo essa servidora não estando mais trabalhando naquela unidade, o seu legado continua vivo e mais forte do nunca", mencionou.

Ele descreveu ainda outros métodos usados na UBS Ramão Vieira, do Cachoeirinha, como um mapa que descreve onde moram e quais os atendimentos que os moradores estão fazendo: onde há paciente diabético, hipertenso, idoso, gestante, etc. Assim, a equipe consegue monitorar e otimizar os trabalhos.

Marcelo defendeu que a Prefeitura estude uma forma de sistematizar esse modelo que deu certo e levar às demais UBS para treinar os servidores a prestar atendimento de excelência à população.

"Cria uma legislação, e isso pode ser feito por decreto da Prefeitura. Ao chegar ao final do ano, se a unidade cumpriu os requisitos, que a gente pode pensar junto, ganha um selo municipal, e aí tem que pensar no orçamento se consegue, por exemplo, dar um décimo quarto salário para aquela equipe", exemplificou.

O vereador ressalta que se a Prefeitura se planejar para oferecer as condições adequadas de trabalho e implementar um modelo de gestão das UBS que deu certo, treinando os servidores a prestar um atendimento da melhor qualidade, consequentemente será um ganho para a saúde da população.

"Nós temos que fazer esse enfrentamento e eu penso que o parlamento é o lugar da gente fazer as pessoas pensarem, refletir e valorizar o servidor que está atendendo lá, mas reconhecer quem faz diferente, porque quando você equilibra todos no mesmo nível, o que faz sua obrigação com amor e dedicação, se sente mal porque o outro não está fazendo ganha a mesma coisa", pontuou Marcelo.

A proposta de Mourão foi elogiada pelo vereador Maurício Lemos: "Agradeço pelo aparte e quero elogiar a postura do senhor porque criticar muitas vezes é muito mais fácil. Agora criticar e apresentar ideias, dar sugestões, colocar a mão na massa, são poucos que fazem. Então elogio a sua atitude, as ideias que o senhor trouxe a essa casa com sua fala são extremamente importantes e se quiser o senhor tem um parceiro ao seu lado".

Marcelo agradeceu, conclamando os demais vereadores a somar esforços para a melhoria da Saúde em Dourados.

Marcelo Mourão falou na tribuna na Câmara sobre medidas para aprimorar serviços nas UBS e valorizar os servidores (Foto: Leandro Silva)