Marcelo Mourão presta contas e diz que “ano foi de ações e atitudes”
23/12/2014 07:04

O vereador Marcelo Mourão (PSD) encerra 2014 novamente como um dos mais atuantes da Câmara Municipal. Os números foram apresentados durante prestação de contas realizada na noite de terça-feira, 16, e que reuniu a população e representantes de diversos segmentos na Câmara Municipal.

Foram 169 indicações/solicitações de ações por parte da Prefeitura, 60 requerimentos de informações, 49 moções legislativas e 17 Projetos de Lei apresentados, sendo destaque o de nº 28/2014, aprovado há poucos dias pelos demais vereadores e que obriga as unidades de saúde que atendem pelo SUS a fornecerem a relação pormenorizada dos custos do procedimento do qual o usuário se beneficiou.

O projeto seguiu a busca da transparência que motivou a “Lei do Plantão”, também resultante de Projeto de autoria do parlamentar e que obriga as unidades do SUS a afixarem a relação dos médicos e seus horários de plantão. A Lei douradense foi estendida a todo o estado através de Projeto aprovado pela Assembleia Legislativa.

Os números foram apresentados por Marcelo Mourão, que tem como característica da sua atuação parlamentar “trazer” a sociedade para a Câmara para debater os grandes temas que dizem respeito à coletividade e também levar à discussão pelos demais vereadores temas considerados polêmicos, colocou frente a frente representantes dos comerciários e representantes dos empregadores para discutir a livre abertura do comércio (tendo após ouvir os dois lados se posicionado a favor dos trabalhadores), debateu o uso das redes sociais como mecanismo de propagação da violência escolar, propôs que fosse alterada a LOM (Lei Orgânica do Município) para que as emendas ao orçamento apresentadas pelos vereadores deixem de ser “peça de ficção” e se tornassem impositivas e foi contundente ao cobrar, após visita técnica à Unidade Hospitalar, a ativação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), afirmando estar havendo um “jogo de empurra” que precisa ser cessado. “Um ente da Federação diz que depende de outro, o outro joga para um terceiro e a população continua esperando”, discursou durante sessão da Câmara.

“O exercício de um mandato requer ação, que é acionar as Secretarias e demais órgãos públicos municipais e o próprio Prefeito para ver atendidas as reivindicações da população, e requer também coragem para abordar assuntos que por conveniência ou qualquer outro motivo seria melhor jogar para ‘debaixo do tapete’”, afirmou Marcelo Mourão, acreditando ver o saldo geral das ações desenvolvidas durante o ano como “positivo”.

“Claro que as demandas são gigantes e não conseguimos tornar realidade tudo que queríamos, mas penso que atuamos de forma transparente, corajosa e seguindo a nossa consciência”, assinalou o parlamentar do PSD.

Audiência de prestação de contas do vereador Marcelo Mourão reuniu centenas de pessoas, no plenário da Câmara Municipal (Divulgação)