Marcelo Mourão presta contas de mandato e faz entrega de homenagens
Plenário da Câmara recebeu representantes de diversos segmentos da sociedade em evento de Marcelo Mourão
Foto: Assessoria
22/02/2022 16:28

A prestação de contas do mandato do vereador Marcelo Mourão (Podemos), em relação às ações no ano parlamentar de 2021, reuniu um grande número de pessoas de diversos segmentos da sociedade douradense. Além disso, a noite também foi de homenagens.

Os eventos aconteceram na sexta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Dourados. Mourão detalhou 62 requerimentos, 115 ofícios e 162 indicações executados no ano de trabalho, destacando empenhos na área social, educação, saúde, infraestrutura urbana entre várias outras. Ele citou emendas parlamentares, projetos de lei e as emendas impositivas, que são fruto de um projeto do próprio vereador aprovado em 2016.

Entre as ações de destaque estão o asfaltamento do Jequitibás, a regularização fundiária do Jardim Santa Felicidade, a pavimentação do Jardim Pelicano, a implantação do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e realização de concurso para professores.

O vereador destacou ainda a destinação de emendas parlamentares para a Secretaria de Saúde, com indicação sobre a necessidade de neuropediatra. Houve também o trabalho de recapeamento do Jardim Maracanã e asfaltamento do Jardim Aidê e a aplicação de 10% do duodécimo devolvido pela Câmara para a paste da cultura.

Sobre as emendas parlamentares especificamente, foram R$ 500 mil para a saúde e mais duas ambulâncias viabilizadas em parceria com a deputada federal Rose Modesto (PSDB), R$ 100 mil em parceria com o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) e mais R$ 40 mil para a Escola Estadual Prof. Celso Muller do Amaral em parceria com o deputado estadual Barbosinha (DEM).

Também ao longo do ano de mandato, Mourão teve empenho à frente do desenvolvimento de projetos de lei como o que obriga causadores de maus tratos a animais ressarcir os custos do tratamento e o projeto de livre acesso de vereadores a informações em órgãos. Em emendas impositivas, o vereador contemplou o Lar do Idoso, a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados), o Conselho Tutelar e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

HOMENAGENS

Houve ainda durante o evento um momento de muita emoção, com homenagens a pessoas em memória de outras. Entre os homenageados estão os integrantes do Conselho Legislativo do mandato de Marcelo Mourão, criado e adotado pelo vereador como uma ação inédita no legislativo municipal de todo o Estado.

Uma delas é Nilza Soares, moradora da Vila Cachoeirinha desde 1991, que teve uma jornada de dificuldades, mas nunca desistiu. “Foi uma alegria muito grande receber essa Moção Legislativa das mãos de alguém tão especial que é o vereador Marcelo Mourão. Ele é merecedor de toda minha confiança e admiração e eu agradeço pelo carinho que tem por mim e por toda minha”, disse ela.

Outro que recebeu homenagem foi Raul Lídio Verão, com o título de Cidadão Benemérito. Graduado em Ciências Contábeis, ele atua como bancário de 1984. Esteve à frente da Funced (Fundação Cultural e de Esportes) por sete anos, foi secretário de governo na gestão de Laerte Tetila e atualmente é vice-presidente do Sindicato dos Bancários em Dourados.

Verão lembrou que conheceu o vereador ainda bem jovem e que compartilha de muitas decisões e lutas de Mourão. “Recebo com muito carinho essa homenagem porque ela significa que tudo o que consegui realizar na área pública não foi vão, foi reconhecido. Agradeço muito”.

Também foram homenageadas pessoas que, de uma forma ou de outra, têm um serviço prestado ao município ou uma grande história de vida em Dourados, como foi o caso da Sra. Lourdes Lopes de Farias, uma pessoa que nas palavras do vereador “compartilhava sonhos e objetivos, sempre em busca de uma comunidade mais justa e mais solidária”.

O vereador lembrou o companheirismo de Dona Lourdes em toda sua trajetória. “Foi uma cidadã guerreira, carregou feixe de lenha nos ombros e lutou contra todas as adversidades para criar seus filhos. Você foi uma campeã”, destacou.

A forma que Mourão encontrou para homenagear Dona Lourdes foi propor seu nome para eternizar uma das ruas de Dourados, como gesto de carinho, respeito e admiração. Toda a família dela esteve presente e uma das filhas, Alvina Maria Ferreira, foi quem representou a mãe ao receber a homenagem.

“Foi uma emoção muito grande, porque nunca recebemos uma homenagem como essa e nunca tivemos um momento tão significativo assim. Só o Marcelo mesmo pra fazer isso. Ele é um irmão para nós”, contou Alvina.

Ao encerrar o evento Mourão fez questão de destacar que “isso é apenas uma pequena parte do que nosso mandato conseguiu apresentar e aprovar, sem contar com matérias que levamos ao plenário e não foram aprovadas, mas para este ano de 2022 tem muito mais”.