Marcelo Mourão lembra recurso suspenso da UPA e fala em nova unidade para Dourados
Vereador Marcelo Mourão quer nova UPA para Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
10/03/2022 08:34

Na tribuna da Câmara, na segunda-feira (07), o vereador Marcelo Mourão (Podemos) lembrou a suspensão do repasse de recursos para custeio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Dourados desde 2019, pedindo apoio dos vereadores no resgate dos valores e falou sobre a necessidade de uma nova unidade para Dourados.

Em seu pronunciamento o vereador destacou os convênios com o Município, Estado e União, garantindo um repasse mensal total de R$ 500 mil/mês. Diversos entraves, incluindo a falta de reforma do prédio, não permitiram a renovação do convênio com o Governo Federal, vencido em setembro de 2019, o que deixou a unidade só com a metade desse montante a partir dessa data.

Por conta da importância da prestação de um serviço de qualidade e da necessidade de um melhor acolhimento na UPA, Marcelo Mourão pediu o apoio dos vereadores na busca pelo retorno desses valores junto ao Governo Federal. “Precisamos nos unir em torno desse assunto e ajudar naquilo que for preciso, porque a UPA é a nossa porta de entrada na área da saúde”, ressaltou.

O vereador falou também sobre o aumento no número de atendimentos citando de janeiro a dezembro de 2021, 73 mil usuários foram atendidos no local. A média mais alta foi nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro com atendimentos acima de 7 mil/ mês. Só em dezembro foram 11 mil atendimentos e com a estrutura atual totalmente deficitária.

Essa situação levou o vereador a pedir na tribuna o empenho de todos os pares para que a população de Dourados possa conquistar o direito de ter uma nova UPA na cidade. “Vamos nos unir para reformar a unidade atual e começar a sonhar com uma segunda UPA, em outra grande região da cidade”, pediu Marcelo Mourão.

Durante sua fala, Mourão fez questão de citar a denominação da UPA, que é uma homenagem ao Dr. Afrânio Martins e lembrou que em maio de 2021 a Câmara de Dourados instalou a Frente Parlamentar em Defesa da UPA e Seus Usuários, para a qual foi designado presidente.