Marcelo Mourão destaca piso salarial para agentes de saúde
08/04/2015 07:52

Vereador do PSD diz que projeto de lei que concede piso salarial aos agentes é "uma conquista da categoria"

O vereador Marcelo Mourão (PSD) apontou como “uma conquista da categoria” o Projeto de Lei Complementar nº 08/2015, que concede aos Agentes Comunitários de Saúde, aos Agentes de Controle de Vetores de Campo, aos Agentes de Controle de Bloqueio e aos Agentes de Zoonoses o piso salarial nacional da categoria, que tem valor inicial de R$ 1.014,00.

De autoria do Poder Executivo, o projeto deve ser votado pelos vereadores na próxima sessão da Câmara Municipal. “Participei ativamente de diversas reuniões com representantes dos Agentes e das articulações que resultaram no projeto, que a meu ver faz justiça a uma categoria fundamental para a Saúde Pública e tenho certeza que assim como eu os demais colegas votarão pela sua aprovação”, afirmou o parlamentar.

Marcelo Mourão assinalou que agora os Agentes conquistaram o piso nacional, vai prosseguir a luta para que os servidores recebam da Prefeitura uniformes adequados, sobretudo para o trabalho a campo, como vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, a inspeção de caixas d’água, calhas e telhados, a aplicação de larvicidas e inseticidas, a orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas e o recolhimento e tratamento de animais e que são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, raiva, leishmaniose e a Febre Chikungunya.

Recentemente, durante sessão da Câmara, por parlamentar apresentou documento endereçado às Secretarias de Finanças, de Administração e de Saúde solicitando a realização de um estudo para determinar qual seria o impacto no Orçamento da Prefeitura caso seja procedido o fornecimento de uniformes padronizados e adequados para o trabalho dos agentes.

“A identificação através de uniformes, reivindicada pelas duas categorias desde 2012, pode facilitar o trabalho dos mais de 350 Agentes Comunitários e de Controle de Endemias, já que muitos moradores ficam reticentes em abrir suas residências para vistoria, e também protegê-los do sol”, enfatizou o parlamentar.


Vereador Marcelo Mourão também mantém luta por uniformes para os agentes realizarem trabalho a campo (Foto- Thiago Morais)

Texto/Fonte: