Marcelo Mourão defende criação de cooperativa de recicladores e coleta seletiva de lixo
Vereador Marcelo Mourão quer dinamizar serviços de coleta e reciclagem
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/11/2022 08:50

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) apresentou na Câmara de Dourados, indicação para que seja solicitado aos secretários municipais Wellington Henrique Rocha de Lima (Governo e Gestão Estratégica), Cleriston Jose Recalcatti (Desenvolvimento Econômico) e Marcio Antônio do Nascimento (Serviços Urbanos), a elaboração de projeto visando à criação de uma cooperativa para recicladores e coleta seletiva de lixo.

Marcelo Mourão argumenta que em Dourados há inúmeros pontos de coleta de resíduos e reciclagem, mas não possuem a capacidade de sequer satisfazer a demanda existente. “Assim, como há muitos pontos de reciclagem e sem cooperação, não há grande fluxo de reciclados para venda direta para as indústrias, devendo os recicladores se contentar com a renda para terceirizados”, justifica.

O vereador explica que a cooperativa funcionaria de maneira colaborativa e integrada de todos os processos da reciclagem, trabalhando desde a coleta até a finalização dos materiais. “Além da criação da cooperativa haveria a junção de todas unidades de coleta, aumentando o fluxo, possibilitando negociação direta com a indústria e gerando a valorização da remuneração dos colaborados e recicladores”, sugere.

Mourão ainda pontua que sua proposta se traduziria na implantação de um modelo de gestão ambiental inovador na região sul do centro-oeste, geraria renda e maximizaria a captação da coleta seletiva e produção de produção ecos sustentáveis. “As medidas, se adotadas, assegurarão uma cidade modelo em gestão ambiental, geraria empregos e se tornaria um grande exemplo regional”, prevê o vereador.