Marcelo Mourão defende ‘choque de gestão’ na UPA e cita UBS’s como exemplo
Marcelo sugere que UPA tenha modelo de administração dos postos de saúde
Foto: Valdenir Rodigues/CMD
05/05/2021 13:41

Diante dos problemas estruturais existentes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que recentemente precisou fechar as portas por falta de médicos plantonistas e demais profissionais, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) tem defendido um ‘choque de gestão’ para reorganização da modelo de funcionamento da unidade. 

Para isso, Mourão está sugerindo ao prefeito Alan Guedes (PP) a adoção de um modelo de administração semelhante aos utilizado atualmente nas unidades básicas de saúde Ramão Vieira (na Vila Cachoeirinha), Vila Rosa e Ouro Verde. 

“Sugiro que o município estude juridicamente a possibilidade de tomar a administração desses postos e implantar na UPA. São unidades exemplos em Dourados. Não estou desmerecendo os profissionais da UPA, mas acredito que seguindo o modelo de gestão dos postos citados, amenizariam os problemas da única unidade de pronto atendimento da cidade”, disse Marcelo. 

Para o vereador, a UPA precisa de uma reforma não apenas no prédio, mas em sua administração – atualmente feita pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde). “Os profissionais que lá trabalham fazem o que podem, mas infelizmente não tem sido o suficiente. O atendimento e o acolhimento aos pacientes precisam ser melhorados. Sou usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] e já presenciei casos em que chego num local, sou atendido de uma forma, o posto está limpo, organizado. Chegar em outro, ver exatamente o contrário. Isso desanima ainda mais quem vai em busca de tratamento”, enfatizou. 

Além do ‘choque de gestão’, e ressaltar que a competência dos profissionais, Marcelo Mourão também sugeriu fortalecimento dos servidores. “Volto a afirmar que respeito todos os profissionais, e que estes devem ser valorizados. Diante disso, fica a minha sugestão para a administração municipal, para que considere seguir o modelo de gestão de alguns postos de saúde e implantar na UPA”, concluiu.

Texto/Fonte: Assessoria