Marçal diz que Governo deve ampliar recursos para UEMS
29/11/2017 07:28

29/11/2017 07h26 - Por: Assessoria

Com 23 anos de existência, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) luta contra o tempo para ampliar recursos para o ano que vem. O orçamento para 2018 é previsto na ordem de R$ 194 milhões, mas a Associação dos Docentes da universidade, a Aduems, afirma que o valor não será suficiente para quitar a folha dos funcionários e manter investimentos nas áreas de pesquisa e extensão. O vereador Marçal Filho (PSDB) espera que os deputados estaduais e o governador Reinaldo Azambuja sejam sensíveis e atendam as reivindicações da UEMS.

O vereador assinou carta de comprometimento com a Aduems para cobrar do Estado mais investimentos para universidade. "Eu me solidarizo ao momento difícil e sou favorável a lutar pelo aumento da verba destinada à UEMS, que tanto contribui para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", diz o vereador, afirmando que o valor orçado pode comprometer a qualidade do ensino. "Isso não queremos", alertou.

Audiências públicas vem sendo realizadas em Dourados e em Campo Grande para tratar sobre o assunto. Durante os eventos, representantes da Associação dos Docentes tem apresentado a situação da universidade. De acordo com eles, somente a folha de pagamento consome R$ 151 milhões. Normalmente as universidades têm um gasto de 85% do seu orçamento com folha, mas na UEMS não chega a 60%. No entanto, a universidade tem uma despesa de R$ 9 milhões com financiamento e sobram R$ 47 milhões para custear os 15 câmpus espalhados por 25 municípios do Estado. O valor que está sendo destinando não é suficiente e terá que ter suplementação para o ano que vem.

Com sede em Dourados, a UEMS tem característica de interiorizar o ensino superior em Mato Grosso do Sul. São 10 mil alunos distribuídos em 66 cursos de graduação, 22 especializações, 14 cursos de mestrado e dois de doutorado. "A universidade tem o papel de transformar a vida das pessoas e, a UEMS, é a porta de entrada para os jovens de baixa renda terem acesso ao ensino superior", destaca Marçal, que quando exerceu a função de deputado federal destinou recursos para equipar a universidade.

O perfil de estudantes da UEMS, com 85% de Mato Grosso do Sul, mostra a importância da universidade para o Estado. O que chama a atenção, conforme Marçal, é que 76% dos alunos são da rede pública de ensino, dos quais 85% de famílias com renda até cinco salários mínimos. Isso demonstra a importância social da UEMS.

Para Marçal Filho, não existe um Estado ou nação que se desenvolve sem investimentos na educação, por isso, segundo ele, os deputados estaduais e o Governo do Estado precisam ser sensíveis ao olhar para o importante papel que a UEMS tem no Mato Grosso do Sul, em específico no interior.

Vereador destaca importante papel da universidade no Estado / Foto: Thiago Morais