“Mandato de muito trabalho e ações concretas”, avalia Lia Nogueira
Lia Nogueira diz estar ciente dos desafios que ainda há pela frente junto ao Legislativo douradense, mas garante estar preparada
Foto: Valdenir Rodrigues
09/04/2021 12:06

A vereadora Lia Nogueira (PP), ao comentar sobre os 100 primeiros dias da atual Legislatura Municipal, avaliou como positivo o seu mandato até o momento. De acordo com a parlamentar, os trabalhos têm sido intensos e as ações concretas.

Nestes primeiros meses como a única eleita pelo partido Progressistas, a vereadora já apresentou ao Executivo, mais de 60 ofícios. São diversas solicitações, como, por exemplo, serviços de tapa-buracos, recapeamento, troca de luminárias, limpeza de terrenos e canteiros centrais, entre outras demandas da comunidade que chegam até a parlamentar. Boa parte destas solicitações, segundo Lia Nogueira, foi atendida pela Prefeitura de Dourados, por meio de suas respectivas secretarias.

A vereadora também apresentou nestes 100 dias, mais de 30 indicações e mais de 20 requerimentos, com destaque para demandas de problemas urgentes como falta de produtos de limpeza e higiene no Hospital da Vida, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além das UBS (Unidades Básicas de Saúde). O pedido foi atendido pelo prefeito Alan Guedes, também do Progressistas, após a vereadora encaminhar requerimento e manter contato direto com a assessoria do município. Para isso, a prefeitura realizou uma compra emergencial até que o processo licitatório para a compra desses insumos seja concluído.

Outro requerimento apresentado por Lia Nogueira à Prefeitura de Dourados e à Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) e respondido antes mesmo do prazo legal, foi em relação à falha na escala de médico plantonista na UPA.

A falta de médicos para atender aos plantões da UPA, principalmente aos domingos, virou até caso de polícia. Após denúncia da vereadora, a direção da UPA registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e a situação foi normalizada.

Da Saúde, para as demandas da Educação em Dourados. Depois de requerimento cobrando a retomada das obras e ativação dos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), para reduzir o déficit da Educação Infantil no município, a vereadora foi informada que as obras foram retomadas e um dos Ceims será inclusive entregue pelo prefeito Alan Guedes.

A solenidade de inauguração do Ceim “Sebastiana Vieira Soares”, localizado no Parque das Nações I, será neste sábado (10). A unidade educacional terá capacidade para atender 120 crianças de 0 a 5 anos.

PROJETOS DE LEI

Lia Nogueira destacou também alguns dos projetos de lei de sua autoria em trâmite na Câmara e outros que já foram inclusive aprovados. Entre estes projetos, estão o que cria uma lista de transparência para os procedimentos represados do SUS (Sistema Único de Saúde). São pedidos de exames, consultas com especialistas e até procedimentos cirúrgicos em que os pacientes estão no aguardo há mais de meses, há casos até de mais de anos de espera.

“É uma espera sem resposta, sem uma informação sequer. Com este projeto, o usuário do SUS vai poder acompanhar o pedido do seu exame, consulta e até cirurgia de uma forma mais ágil e transparente. É direito do usuário do SUS saber em que pé está o seu pedido, afinal tudo isso vai para a Central de Regulação e não há porque o cidadão comum não ter acesso”, esclareceu Lia.

A vereadora também destacou o PL que trata do “Banco de Empregos”, já aprovado pela maioria dos vereadores, faltando apenas agora à sanção do prefeito Alan Guedes. Segundo Lia, o projeto trata com carinho, respeito, acolhe e ao mesmo tempo dá a oportunidade para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, de se libertarem destas relações abusivas.

“Sabemos que muitas destas vítimas, são infelizmente dependentes financeiramente de seus maridos e companheiros agressores. Sem condições de arcar com as despesas da casa e de criar seus filhos sozinhas, elas acabam por se submeter a esta condição degradante e desumana. Com este projeto, vamos dar a elas a oportunidade de recomeçar, de voltar a serem felizes”, ressaltou a vereadora.

Texto/Fonte: Assessoria CMD