Mandato de Marcelo Mourão lança Programa “Vereadores do Futuro”
08/05/2015 08:03

Objetivo é despertar nos jovens estudantes a formação política e o exercício da cidadania

Com o objetivo de despertar nos jovens estudantes a formação política e o exercício da cidadania, através de atividades que o levem a compreender melhor a organização dos poderes, principalmente o Legislativo, o mandato do vereador Marcelo Mourão (PSD) vai desenvolver o Programa “Vereadores do Futuro”.

Poderão se inscrever para participar do Programa alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) que estejam cursando da 5ª ao 9º ano do ensino fundamental, devendo as escolas interessadas em participar enviar um oficio ao gabinete do parlamentar manifestando a intenção de aderir ao Programa.

Cada escola deverá eleger um (a) único (a) Vereador (a) do Futuro e um (a) suplente, que será o subsequente na ordem de votação, para representá-la. Os candidatos concorrerão pelos “partidos” da Assistência Social, da Cultura, da Educação, do Emprego, do Esporte, Lazer e Recreação, da Habitação, do Meio Ambiente, do Planejamento Urbano, da Saúde, da Segurança Pública e do Trânsito e do Transporte e os eleitos desempenharão todas as ações inerentes ao mandato de vereador, como realização de sessões e apresentação e discussão de proposições.

“Penso que os jovens podem passar a ter uma visão mais positiva da política como instrumento de transformação social se conhecerem os meandros dos poderes e, sobretudo do Poder Legislativo, que é onde são confeccionadas as leis que dizem respeito ao seu cotidiano e dos cidadãos em geral”, afirmou o parlamentar.

“Esse é o objetivo do Programa Vereadores do Futuro: mostrar o dia a dia do parlamento, revelar novos líderes e propiciar o exercício da cidadania, que não se restringe ao ato de votar e sim deve ser exercido por iniciativas como a que estamos proporcionando aos alunos da REME”, enfatizou o vereador, acrescentando que “o futuro começa agora e é muito importante que as novas gerações desde já sejam capacitadas para o exercício da política, da qual o parlamento, na democracia representativa, é uma das maiores instâncias de decisão”.

“Penso que muitos dos que participarão do Programa se sentirão estimulados a continuar aprendendo e quem sabe serem, de fato, os futuros representantes da população na Câmara Municipal”, concluiu Marcelo Mourão.


Programa desenvolvido pelo mandato do vereador Marcelo Mourão será destinado aos alunos de todas as escolas municipais que estejam cursando da 5ª ao 9º ano do ensino fundamental (Divulgação)

Texto/Fonte: