Madson Valente cobra da prefeitura maior transparência sobre aplicação dos recursos do Fundersul
30/04/2019 10:00

30/04/2019 09h58 - Por: Assessoria

Na sessão ordinária desta segunda-feira (29), o vereador Madson Valente (DEM), cumprindo sua função de legítimo fiscalizador da população, encaminhou requerimento solicitando informações à gestão municipal sobre a aplicação dos recursos do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul) no município. A intenção do parlamentar é compreender a ausência da manutenção corretiva e preventiva das estradas vicinais do município.

Para isso, Madson solicitou cópia do processo de 2018 do Fundersul, solicitou cópias de notas fiscais que foram pagas, entre outras informações. Segundo o vereador, são constantes as reclamações dos produtores rurais que não estão recebendo contrapartidas dos recursos recolhidos por estes para o fundo de manutenção das estradas, visto que os únicos serviços realizados foram de raspagem, não ocorrendo nenhuma limpeza das caixas de contenção, o que agravou problemas, pois quando chove estão transbordando para o leito das estradas, contribuindo para o processo erosivo.

Madson considera que, se o município passar a vivenciar chuvas torrenciais, os problemas da zona rural se agravarão. "Teremos como consequências alunos sem poder ir às aulas, produtores sem condições de retirar os produtos de suas propriedades, principalmente os setores agroindustriais, tais como avicultura e suinocultura, além de estarmos próximo a safra do milho", disse Madson.

O vereador ainda solicitou informações relacionadas a competência dos serviços, questionando qual secretaria é a responsável pela manutenção das estradas, se ocorreu transferência de responsabilidade da secretaria de Obras Públicas para a secretaria de Agricultura, em que região neste momento estão as máquinas da prefeitura e a qual seria a empreiteira contratada para executar os serviços. "Quero compreender, somente isso. Venho desde o início acompanhando as ações da gestão municipal, é visível o abandono das estradas, este é um desafio do meu mandato, pretendo fazer que cada centavo pago pelos nossos produtores rurais sejam devolvidos, por isso quero transparência. Não estou fazendo pré julgamentos, estou apenas cumprindo com minha obrigação de vereador, nada mais do que isso", explicou Madson, que mora em distrito e conhece com muita propriedade os problemas vivenciados pelos moradores de distritos e zona rural.

Segundo Madson, a gestão passada recuperou boa parte da malha viária, fez caixas de contenção e construiu várias pontes de concreto, entretanto considera que o ritmo das recuperações foi interrompido por esta gestão. "Nem de longe se pode comparar, se perdeu a sistemática, por isso a malha viária gradativamente vem perdendo qualidade, gerando consequências para o futuro, não deveriam ter diminuído o ritmo, teriam que manter a constância para que ao longo do tempo e de forma gradativa nossa malha viária com boas condições pudessem ser ampliadas", ressalta.

Madson requereu informações sobre aplicação do Fundersul (Foto: Thiago Morais)