Madson pede que secretarias criem ações integradas para o meio ambiente
05/06/2018 11:54

05/06/2018 11h52 - Por: Assessoria

MadsonMadsonMadsonsustentáveisMa O vereador e presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara de Dourados, Madson Valente (DEM), irá protocolar indicação, endereçada à administração municipal, sugerindo que seja realizada uma ação conjunta entre as secretarias, no sentido de aliar discurso e prática, assim garantir a sustentabilidade do meio ambiente no município.

Segundo ele, a evolução para práticas de relações harmônicas com o meio ambiente só ocorrerá através de ações integradas, com uma política clara por parte dos governos de intenção em promover qualidade de vida. "O governo municipal precisa, através das atribuições de suas secretarias, ampliar suas competências, direcionando políticas que contribuam para melhor relação homem/natureza", destaca.

A exemplo disso, a necessidade dos segmentos viabilizarem ações, de acordo com seus cronogramas, para garantirem essa integração, cujo resultado será a manutenção e preservação do meio ambiente.

"Eu acredito, que através do esporte, se promove maior conscientização, através da Secretaria de Educação se produz novas mentalidades, através da Secretaria de Saúde se potencializa a necessidade de políticas voltadas ao saneamento, assim cabe às gestões públicas promoverem tais integrações, pois não se faz políticas de meio ambiente com ações isoladas", defende.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e, segundo Madson, essa data não deve ser celebrada, mas sim, utilizada para realizar estudos, propostas, traçar metas para que a biodiversidade seja resguardada.

"A data de hoje é muito significativa, pois é um dia de profunda reflexão e que nos transfere enorme responsabilidade para discutirmos e propormos alternativas que possam promover uma relação mais suave com os recursos naturais ainda disponíveis, pra mim nós possuímos enormes desafios", afirma.

Ele destaca ainda que "Dourados precisa evoluir nesse sentido e cito os resíduos sólidos como algo que precisa com urgência desenvolver parcerias com a iniciativa privada principalmente ou através de cooperativas para darmos solução a esta problemática, entendo que há bons projetos que nos são apresentados, possuímos apoio das nossas universidades, há vários voluntários em prol desta causa, mas precisamos sistematizar estas ideias e desenvolver planos de ações", considera Madson.

Madson destaca que esta semana é dedicada para que a sociedade possa aprofundar as discussões sobre esta temática e entende que todos precisam participar, afinal trata-se das melhorias que necessitamos para propiciar maior qualidade do nosso habitat. a matéria aqui

Madson pediu ações integradas com todas as secretarias do município (Foto: Thiago Morais)