Madson destaca importância do Ceasa para fortalecimento da agricultura familiar
17/06/2016 07:46

Um dos principais incentivadores do projeto de implantação de uma Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) em Dourados, o vereador Madson Valente (DEM) acompanhou nesta quarta-feira (15) a vistoria dos técnicos da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) a área doada pela Prefeitura de Dourados para a construção do empreendimento.

O Ceasa de Dourados será construído às margens da BR-163, ao lado do Frigorífico do Peixe. Além do vereador do DEM, participaram da vistoria os técnicos da Agraer Paulo Sérgio Szukala Araújo, Gisele Alves Farias, o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, e o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados, Upiran Jorge Gonçalves da Silva.

Satisfeito com o avanço do projeto, que deve entrar em fase de licitação em breve, o vereador do DEM destacou que a implantação decCentral de abastecimento será de suma importância para o fortalecimento da agricultura familiar em Dourados. "Considero que Dourados possui a vocação para produção de alimentos, tem uma estrutura fundiária preservada, baseada com características de pequenas propriedades, fatores preponderantes para o desenvolvimento deste potencial; portanto, precisamos apenas de dar estímulo, criar a logística e, assim, induzir nosso município a ser o maior celeiro de produção de alimentos deste país. O Ceasa será de fundamental importância neste processo", ressalta Madson.

O empreendimento deve custar aproximadamente R$ 8 milhões. A obra será feita em etapas. O Estado já tem disponível R$ 3 milhões para a primeira etapa, que compreende um galpão de 18×90 metros, a ser destinado à agricultura familiar, um galpão de 22×90 metros a ser destinado a atacadistas (empresas que compram os hortifrutigranjeiros do produtor), área administrativa, banheiros e cercamento. Na segunda etapa será feito a pavimentação (provavelmente com bloquete) de toda a área, mais um galpão para atacadista e outro galpão para caixarias. Haverá ainda espaço reservado para uma praça de alimentação.