Liandra tem ofício atendido pelo Executivo e médicos poderão ter contratos renovados por um ano em Dourados
Vereadora Liandra da Saúde comemorou aprovação do projeto de lei que autoriza nova contratação de médicos da atenção primária
07/06/2021 19:24

A Câmara Municipal aprovou em urgência na sessão remota desta segunda-feira (07), o Projeto de Lei nº 075/2021, encaminhado pelo Executivo, que autoriza a renovação de contrato dos médicos da atenção primária por mais 12 meses no município, garantindo assim o pleno atendimento dos serviços de saúde, ampliados devido à pandemia da Covid-19. O projeto foi votado e aprovado por unanimidade dos vereadores.

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) comemorou a aprovação da Lei e destacou o comprometimento da administração à Saúde do município, demonstrado no encaminhamento da proposta à Câmara, após ofício de sua autoria ao prefeito Alan Guedes (PP), no dia 6 maio, em que solicitou a alteração na legislação municipal, a fim de autorizar excepcionalmente a prorrogação/contratação de médicos por um período de mais 12 meses, a exemplo do que também já aconteceu em outros estados, como em São Paulo e Rio Grande do Sul.

Durante a sessão desta segunda-feira ela ressaltou a necessidade da presença constante de um médico nas unidades de Saúde, principalmente no vínculo paciente/médico, contribuindo no diagnóstico e na prevenção de doenças. “Há cerca de 20 dias eu fui procurada por alguns servidores das unidades que não dispunham de médicos, onde me relataram diversas dificuldades nos atendimentos. Posteriormente, encaminhei ofício ao prefeito e ao secretário interino de Saúde pedindo para que essa lei fosse alterada, pois os profissionais já estavam saindo da cidade de Dourados para outros municípios. Eu sei da importância de ter um médico nestas unidades”, enfatizou.

Liandra ressaltou ainda que o projeto veio no momento oportuno, considerando o período crítico em que o município tem enfrentado por conta da pandemia, onde a falta de profissionais de Saúde tem afetado inclusive os plantões nos finais de semana, como já ocorreram. “Agradeço ao prefeito Alan Guedes pela sensibilidade, ao secretário de Saúde Edvan Marcelo e em especial do coordenador da Atenção Básica, Vagner da Silva Costa que muito têm contribuído as nossas ações”, comemorou a vereadora.