Liandra pede retomada das ‘Unidades Sentinelas’ para ampliar atendimentos nas UBS’s em feriados
Liandra encaminhou solicitação de atendimento das 7h às 23h nos postos de saúde, em feriados prolongados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
28/02/2023 10:46

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação à administração municipal solicitando o retorno das ‘Unidades Sentinelas’, que consiste na ampliação dos horários de atendimentos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em períodos de feriados prolongados.

As Unidades Sentinelas foram implantadas no município em 2020, com o propósito de desafogar a demanda de pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), principalmente no período de pandemia da Covid 19. Na prática, com a implantação da Unidade Sentinela, os postos de saúde passam atender das 7 horas às 23 horas nos dias de feriados prolongados, a exemplo do carnaval e semana santa.

Liandra sugere a retomada da Unidade Sentinela em diversas UBS’s, onde o programa foi implantado em anos anteriores e obtiveram êxito, como nos bairros; Cabeceira Alegre (Unidade Enfermeira Jaci Silva Martins), atendendo o Jardim Carisma, Chácara dos Caiuás, Maracanã, Ouro Verde, Piratininga e Vila Rosa. No Cachoeirinha (UBS Ramão Vieira) atendendo os bairros Campo Dourado, Jardim Itália, Vila Adelina, Jardim Clímax, Jardim Flórida, Panambi Verá, Parque Alvorada, Vila Militar, Altos do Indaiá, IV Plano, Novo Horizonte, Parque do Lago II e Vila Hilda.

Na região sul, a vereadora ainda sugere a implantação da Unidade Sentinela na UBS Marlúcia Araújo Lupinetti, contemplando os bairros Canaã III, Izidro Pedroso, Terra Roxa, Parque dos Jequitibás, Água Boa, Jóquei Clube, Parque das Nações I e II, Parque Nova Dourados e Vila Vieira. Já nos distritos a UBS Antônia Marques, (em Vila Vargas), poderá também atender os moradores dos distritos de Indápolis, Panambi, Vila São Pedro e Vila Macaúba.

“Dourados em pouco tempo poderá ultrapassar 250 mil habitantes e com a isso a demanda de pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde só aumentam. Assim, com a implantação das Unidades Sentinelas nos feriadões prolongados poderá contribuir bastantes para desafogar os atendimentos na UPA”, reforça Liandra.

A indicação foi encaminhada durante sessão desta segunda-feira (27) endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópia ao secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior.