Liandra pede inclusão dos administrativos da Saúde como prioridade na vacinação contra a Covid-19
Vereadora Liandra quer inclusão dos servidores administrativos da Saúde no grupo prioritário de vacina
Foto: Humberto Martins/CMD
20/04/2021 12:18

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação na Câmara de Dourados, endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópia ao secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, solicitando a inclusão dos servidores administrativos que atuam na área da saúde, no grupo prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

Liandra justifica o pedido considerando o aumento dos números de casos de contágio da doença nos municípios considerados ‘bandeira vermelha’, incluindo em Dourados, onde a média de testes positivos está entre 100 casos diários, além da falta de vagas em leitos de UTI. “Este grupo de profissionais estão diariamente expostos ao risco de contágio nas unidades hospitalares e postos de Saúde e devem ser tratados como prioridade no cronograma de vacinação”, considera a vereadora.

Conforme o último boletim epidemiológico do Estado, a cidade de Dourados está entre os cinco municípios mais afetados pela pandemia, com 1.314 casos ativos, destes; 58 internados em leitos de enfermaria e 67 pacientes em UTI, além de 16 pacientes esperando por vagas, segundo o boletim divulgado pelo município divulgado na segunda-feira (19).

AUXÍLIO

Em outra indicação, a vereadora Liandra solicitou ao Executivo, estudos visando a criação de um auxilio emergencial destinado às famílias que ficaram responsáveis em cuidar dos filhos que ficaram órfãos em decorrência da Covid-19. “Existem casos de crianças e adolescentes que perderam ambos os pais, ou seja, algum familiar ou famílias que conviviam com a criança ou adolescente provavelmente ficarão com essa incumbência moral de criar ou cuidar desses menores”, justifica.

O documento foi encaminhado ao prefeito Alan Guedes, com cópias aos secretários municipais Edvan Marcelo (Saúde), Elizete Ferreira (Assistência Social) e Henrique Sartori (Governo).

Texto/Fonte: Assessoria CMD