Liandra pede inclusão de aldeias indígenas no plano de esgotamento sanitário da Sanesul
Vereadora Liandra da Saúde solicitou melhorias nas aldeias indígenas de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues
25/05/2021 11:34

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão realizada nesta segunda-feira (24) para pedir a inclusão das aldeias indígenas no projeto de universalização do esgotamento sanitário em Dourados. Em indicação, ela encaminhou pedido endereçado ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias ao diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior e ao diretor regional Madson Valente.

Liandra citou a aplicação de recursos de aproximadamente R$ 8,5 milhões destinados a ampliação do esgotamento sanitário em execução em Dourados e apontou a necessidade da expansão nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. “A população indígena já tem ultrapassado o número de 17 mil habitantes, sendo considerada inclusive a segunda maior aldeia indígena do País”, ressaltou.

Segundo consta, a Sanesul já executou mais de 70% de esgotamento sanitário no município de Dourados, com previsão de universalização de 100% nos próximos anos. “Neste sentido, solicitamos que sejam ampliadas as redes de esgoto nas aldeias de Dourados, considerando a situação de precariedade que algumas famílias indígenas residem na localidade sem condições mínimas de higiene”, reforçou a vereadora.

CCZ NAS ALDEIAS

Outra preocupação da vereadora Liandra está relacionada à assistência dos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nas aldeias indígenas. Desta forma, recentemente ela encaminhou solicitação ao Executivo, pedindo a instalação de um posto de atendimento do CCZ nas aldeias Bororó e Jaguapirú. “O CCZ é responsável pela inspeção e atendimento de animais, sendo que o local onde se encontra instalado é de difícil acesso aos moradores das reservas indígenas de Dourados, mas que necessitam com frequência de atendimento deste órgão”, justifica.