Liandra pede dedetização contra escorpiões na UBS do Izidro Pedroso
Vereadora Liandra fez diversos encaminhamentos na Câmara de Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
31/10/2023 10:39

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias aos secretários municipais Marcio Antônio do Nascimento (Semsur) e Wellington Henrique de Lima (Governo), solicitando procedimento de dedetização visando ao controle e prevenção de insetos e escorpiões na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Izidro Pedroso.

O documento, encaminhado durante a sessão ordinária desta segunda-feira (30), tem como justificativa o surgimento de escorpiões em salas de atendimento da unidade, entre elas na triagem e atendimento odontológico, colocando em risco a segurança dos profissionais da saúde e também dos pacientes.

Na mesma indicação, a vereadora solicita a manutenção da iluminação da UBS, para que, mesmo durante o dia, seja possível os funcionários terem boas condições de atendimento.

PREVENÇÃO

Para afastar escorpiões é importante cuidar dos ambientes, seja casa ou apartamento, mantendo-os limpos e sem acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e materiais de construção. Qualquer buraco no chão ou na parede pode ser um bom esconderijo e até mesmo roupas sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servir de abrigo para os aracnídeos.

Esses animais têm hábitos noturnos e dificilmente aparecem durante o dia, o que torna mais difícil encontrá-los. O escorpião é um bicho que não ataca. Na verdade, ele se defende se uma pessoa colocar a mão ou pisar. O instinto dele é fugir em caso de ameaça.