Liandra da Saúde sugere instalação de cinturão sanitário nos parques públicos
Liandra fez diversas solicitações à Saúde, na segunda-feira (26), durante sessão ordinária
Foto: Francielle Grott/CMD
28/06/2023 11:09

Como forma de prevenção a febre maculosa, doença transmitida a partir da picada do carrapato, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) sugeriu por meio de indicação ao prefeito Alan Guedes (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Waldno de Lucena, a implantação de um “cinturão sanitário” em todos os parques públicos do município onde existem capivaras, animais hospedeiros de carrapatos.

Liandra justifica o pedido considerando recentemente duas ocorrências suspeitas em Dourados, totalizando 8 casos em investigação pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) no Mato Grosso do Sul. “A exemplo do Parque Arnulpho Fioravante e o Parque Antenor Martins, outros habitats de capivaras localizados na área urbana devem ser monitorados, para que novas incidências da doença não aconteçam”, alerta a vereadora.

Na prática, no cinturão sanitário poderão ser feitas diversas ações de prevenção à infestação de carrapatos, como dedetização em todos os parques onde existem os hospedeiros (capivaras), além de placas de avisos da devida precaução aos frequentadores destes locais.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são; febre, dor de cabeça intensa, áuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e em casos extremos a paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

CENTRAL DE TESTES

Em outra indicação encaminhada ao Executivo, a vereadora Liandra solicitou a criação de uma Central de Testes, no PAM (Pronto Atendimento Médico), com o propósito de diagnosticar precocemente casos de febre maculosa, além de outras doenças infectuosas, como a H1N1, H3N2, dengue e Covid-19. “Com a implantação desta Central de Testes poderá contribuir para que os pacientes possivelmente contaminados, procurem as UBSs e a UPA, desafogando, assim, o atendimento nestas unidades de Saúde”, justifica.