Liandra da Saúde pede cooperação dos municípios para diminuir internações por Covid em Dourados
Vereadora Liandra participou de reunião hoje pela manhã, no plenarinho da Câmara
Foto: Assessoria
19/03/2021 14:33

Durante reunião na manhã desta sexta-feira (19), na Câmara de Dourados, entre vereadores, deputado Renato Câmara (MDB) e representantes dos deputados estaduais Neno Razuk (PTB) e Zé Teixeira (DEM), a vereadora Liandra da Saúde (PTB) enfatizou a necessidade da cooperação dos 33 municípios que compõe a macrorregião de Dourados, para que viabilizem medidas visando conter o contágio do coronavírus e, consequentemente diminuir os casos de internações por Covid nos hospitais HV (Hospital da Vida) e HU (Hospital Universitário).

De acordo com o boletim epidemiológico do Governo do Estado, divulgado ontem (18), dos nove pacientes que aguardam vaga em leitos de enfermaria em Dourados, sete são de outros municípios, sendo; Fátima do Sul (1), ItaquiraÍ (2),  Ivinhema (2), Naviraí (1) e Rio Brilhante (1).

Já em Mato Grosso do Sul, 129 pacientes estão na fila de espera por internações em leitos de enfermaria e UTI’s. “Se não houver cooperação da macrorregião em pouco tempo o colapso que todos temem em Dourados pode ocorrer mais rápido do que prevíamos”, alertou.

Outra necessidade apontada pelos vereadores é com relação a maior fiscalização nas medidas de restrições, como aglomerações e descumprimento do toque de recolher, envolvendo além dos agentes de segurança (Guarda Municipal e Polícia Militar) também a participação mais efetiva dos agentes comunitários de Saúde.

Para isso, será encaminhado pela Câmara Municipal, uma carta assinada pelos vereadores, endereçada ao deputados estaduais que representam Dourados e ao Governo do Estado, apresentando sugestões visando sanar o impacto na Saúde pública e na economia local devido do decreto que restringe o funcionamento do comércio no período noturno.

Neste sentido, a vereadora Liandra, se comprometeu em levar o documento pessoalmente ao deputado Neno Razuk, na próxima semana. “É preciso a união de forças da bancada estadual para que as medidas necessárias para combater a proliferação deste vírus ocorram, seja com restrições, fiscalizações ou campanhas de conscientização”, enfatizou a vereadora, que também é membra da Comissão de Saúde, no Legislativo.