Lia Nogueira visita a PAI após município garantir manutenção do atendimento
Vereadora Lia Nogueira destaca importância da manutenção do atendimento a crianças especiais na PAI 
Foto: Divulgação
16/06/2021 16:20

 

A vereadora Lia Nogueira (PP) esteve nesta quarta-feira (16) na PAI (Policlínica de Atendimento Infantil) de Dourados, onde o atendimento às crianças e adolescentes especiais será retomado normalmente na próxima segunda-feira (21 de junho).

Após contato com o secretário municipal de Saúde, Wadno Pereira de Lucena Júnior, a vereadora recebeu a garantia do Poder Executivo de que o atendimento especializado não será, pelo menos por enquanto, redirecionado ao PAM (Pronto Atendimento Médico), como estava sendo especulado há alguns dias no município.

De acordo com Lia Nogueira, a resposta da Secretaria Municipal de Saúde de manter na policlínica todo o serviço público, executado por equipe multidisciplinar, deixa os pais de pacientes especiais mais tranquilos e seguros. "Estávamos recebendo com preocupação as dúvidas de pais e mães de crianças e adolescentes especiais quanto à possibilidade de suspensão do atendimento aqui na policlínica. Como mãe de um autista, conheço bem as dificuldades enfrentadas para buscarmos, junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), um atendimento especializado e de qualidade para nossos filhos", relatou.

Conforme ainda a parlamentar do PP, além da garantia do retorno das atividades na PAI na próxima segunda-feira, o secretário também assegurou que todos os procedimentos, como consultas e terapias previamente agendados para esta semana, serão mantidos.  "Questionei o secretário sobre a procura dos pais a procedimentos médicos, além de atendimentos odontológicos agendados há meses para esta semana na policlínica e ele nos respondeu. Sensível à situação desses menores especiais, o secretário, que também é médico e integra a rede de saúde pública do município há anos, reforçou que automaticamente todos os procedimentos já agendados serão realizados na próxima semana", frisou a parlamentar.

PSIQUIATRIA INFANTIL

Em resposta aos questionamentos de Lia Nogueira, o secretário municipal de Saúde ainda esclareceu que os atendimentos na especialidade de psiquiatria infantil serão retomados também na próxima segunda-feira. Com a aprovação, por unanimidade, da Câmara de Dourados ao Projeto de Lei 014/2021 do Executivo, os contratos com os médicos que atuam na rede pública do município poderão ser renovados.

O projeto aprovado em regime de urgência pelo Legislativo possibilita à administração municipal retomar os contratos com esses profissionais, garantindo a manutenção da cobertura aos pacientes do SUS em Dourados. Lia Nogueira aproveitou para destacar a contratação do médico especialista em psiquiatria infantil, que passa a atender a partir da próxima semana na PAI. "Esse profissional é de extrema importância no atendimento aos pacientes especiais, ainda mais quando se trata de crianças. Os pais agora terão um suporte maior no acompanhamento e desenvolvimento de seus filhos e isso é algo que nos alegra muito. Quando o atendimento do SUS é prestado de forma humanizada e de excelência, toda a sociedade é beneficiada", finalizou Lia Nogueira.   

 

Texto/Fonte: Assessoria