Lia Nogueira sugere inclusão de coletores de lixo no calendário de vacina da Covid-19
Vereadora do PP quer a inclusão dos trabalhadores da coleta de lixo no calendário de vacinação da Covid-19 em Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues
30/03/2021 10:19

A vereadora Lia Nogueira (PP) encaminhou ofício nesta segunda-feira (29), durante a 9ª sessão ordinária deste ano, sugerindo ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e à Secretaria Municipal de Saúde a inclusão dos trabalhadores da coleta de lixo no calendário de vacinação da Covid-19 em Dourados. De acordo com a parlamentar, são trabalhadores que correm sérios riscos de contágio devido ao contato diário com o lixo doméstico e hospitalar.

Atualmente, dos 100 trabalhadores que atuam na execução do serviço em Dourados, pelo menos 30 motoristas de caminhões e coletores estão vulneráveis a contaminação pelo coronavírus. Os demais trabalhadores já estão imunizados contra a doença, já que são indígenas que foram inclusos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Lia Nogueira explicou que, independentemente destes trabalhadores serem indígenas ou não indígenas, todos estão expostos a riscos iminentes de contágio. "Eles fazem parte dos serviços considerados essenciais, ou seja, não podem parar. É um trabalho que por si só já é desgastante e perigoso devido aos riscos de acidentes. Agora, neste período crítico da pandemia, eles correm ainda mais perigo de contaminação. Podem ficar doentes e ainda passar o vírus para seus familiares", ressaltou.

O ofício solicitando a inclusão dos trabalhadores da coleta no calendário de vacina da Covid-19 foi endereçado também ao prefeito de Dourados Alan Guedes (PP). Lia Nogueira diz contar com a sensibilidade das autoridades em saúde de Dourados para inclusão destes trabalhadores no grupo prioritário de vacinação, assim como outras categorias que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus,

"Estes trabalhadores recolhem o lixo das casas onde podem existir pessoas infectadas e em isolamento domiciliar. Também atuam na coleta do lixo hospitalar de todas as unidades de saúde do município. Se percebe os riscos que eles estão correndo? Não podemos deixá-los expostos assim, são trabalhadores que desenvolvem um dos serviços mais difíceis, mas ao mesmo tempo é um dos mais discriminados e invisíveis aos olhos da sociedade. Eles precisam ser tratados com dignidade. São nossos heróis e merecem todo nosso respeito", enfatizou a vereadora.