Lia Nogueira quer profissionais de saúde atendendo nos bairros
Foto: Divulgação
19/02/2021 12:06

A vereadora Lia Nogueira (PP), enviou solicitação à Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para que as unidades básicas de saúde localizadas nos bairros, tenham médicos e dentistas para atender a população. Em recente visita a alguns postos de saúde, a parlamentar constatou falta de profissionais para atender aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com Lia, na unidade de saúde do Jóquei Clube, por exemplo, onde são atendidas cerca de 10 mil pessoas, não há médicos. Em visita a unidade, a vereadora foi informada de que neste posto existiam dois médicos, mas um está de férias e o outro se desligou, pois não queria mais contratar com o município.

“É uma situação grave, já que além da comunidade não ter este atendimento, com a escassez de profissionais na Rede Básica de Saúde, isso acaba por sobrecarregar o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico), no PAM (Pronto Atendimento Médico) e até mesmo no Hospital da Vida. Para otimizar e humanizar o atendimento, precisamos melhorar, reestruturar estes postinhos. Assim, o paciente não precisa sair do seu bairro, da sua comunidade para receber este primeiro atendimento”, explicou a parlamentar.

Lia Nogueira também esteve na Unidade de Saúde do Jardim Carisma, onde não há dentista e nem funcionários para fazer a limpeza, a higienização do posto. “Em tempos de pandemia, a falta dos trabalhadores da limpeza nos postos se torna ainda mais grave. A higienização tem sido feita por funcionários de outros setores da unidade como atendente, técnico de enfermagem e enfermeiro. Além disso, há a falta de manutenção da parte externa do postinho que está cercado pelo matagal. Nos deparamos com um triste cenário e em se tratando de saúde, isso não pode acontecer”, destacou a parlamentar. 

Segundo Lia, outras denúncias da falta de profissionais de saúde e de insumos nas unidades básicas também chegaram ao seu conhecimento. A vereadora citou por exemplo, a falta de pediatra no postinho do Jardim Novo Horizonte e a falta de insumos básicos nas unidades do Parque das Nações I e II. “Estamos encaminhando todas estas solicitações ao prefeito, Alan Guedes, e também à Secretaria Municipal de Saúde. Sabemos da crise na Saúde do nosso município, inclusive com o auxílio financeiro de pouco mais de R$ 9 milhões, destinado pelo Governo do Estado à Prefeitura. O aporte é para quitar dívidas da Funsaud e vem como um “socorro”, mas não podemos deixar de lado a atenção do município com a Rede Básica”, ressaltou Lia. 

Texto/Fonte: